Trinta obras produzidas pelo artista Magru Floriano ficarão expostas, até 17 de junho, na Casa da Cultura Dide Brandão.
Na próxima terça-feira (23), acontece a abertura da exposição “Itajaí: O passado presente”, do artista Magru Floriano, na galeria Mauro Caelum da Casa da Cultura Dide Brandão. A mostra reunirá 30 obras, sendo 10 fotografias e 20 peças feitas em bico-de-pena, xilogravura e técnica mista – que envolve o uso de tintas nanquim e pastel.
A exposição busca propor reflexões sobre a necessidade da preservação de patrimônios históricos na cidade portuária, bem como é alusiva ao aniversário de Itajaí, celebrado em 15 de junho. As obras, que dialogam entre si, retratam residências, ambientes, prédios públicos e até pontos turísticos – igrejas Imaculada e Matriz do Santíssimo Sacramento – do município.
O artista Magru Floriano foi um dos contemplados com o edital de ocupação das galerias públicas, lançado pela prefeitura por meio da Fundação Cultural.
A mostra segue aberta, com visitação gratuita, até 17 de junho. Interessados podem visitar a galeria de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. A Casa da Cultura Dide Brandão fica na Rua Hercílio Luz, nº 655, no Centro.
Magru Floriano
Natural de Itajaí, Magru – nascido Hélio Floriano dos Santos – foi ilustrador e chargista. O artista teve desenhos e fotografias autorais publicados em livros e jornais. Ele estudou pintura a óleo e xilogravura com nomes renomados como Dinyz Domingos, Victor Lark e Augusto Raio, respectivamente. Atualmente, trabalha com aquarela, bico-de-pena e xilogravura em ateliê próprio, recém-aberto.
Por Thiago Julio
Um comentário sobre “Exposição “Itajaí: O passado presente” abre para visitação em 23 de maio”