Itajaí recebe exposição ‘Mulheres Oníricas na Magia dos Orixás’

Obras da artista Sabrina Vianna, que unem sonhos e cultura afro-brasileira ficam expostas entre 23 de maio e 17 de junho.

Sonhos, mulheres, pandemia e cultura afro-brasileira. Estes são termos-chave para tentar resumir a complexidade do trabalho da artista Sabrina Vianna, na exposição “Mulheres Oníricas na Magia dos Orixás“, que estará aberta para visitação a partir desta terça-feira (23), às 19h, na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí.

A exposição, que segue até o dia 17 de junho, surgiu durante a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022, em que a artista, assim como milhões de pessoas no mundo, vivenciaram perdas de entes queridos, amigos e observaram o mundo perder de forma drástica uma boa parte da população mundial, fazendo com que o mundo não fosse mais o mesmo.

Segundo a artista, durante o período, a aquarela foi um dos seus refúgios. Foi nesta janela temporal que começaram a surgir sonhos em que figuras de mulheres em ambientes da natureza lhe remetiam a figura dos orixás, o que inspirou a criar as obras que estarão em exposição.

No país, é notório que há uma demonização das religiões de matrizes africanas. Para Sabrina, a exposição vem para “desmistificar o olhar preconceituoso e torná-lo afetuoso” com relação à cultura afro-brasileira.

Sabrina Vianna é atriz Bacharel em Artes cênicas pela UNIRIO, licenciada em Artes cênicas pela UNB e licenciatura em Artes Visuais pela Uninter, teve sua primeira exposição solo Fábrica de Memes em 2019.

A Casa da Cultura Dide Brandão fica localizada na Rua Hercílio Luz, 655, Centro, em Itajaí.

Por Rodrigo Ramos

One thought on “Itajaí recebe exposição ‘Mulheres Oníricas na Magia dos Orixás’

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *