Bolsonaro transfere Ancine para Brasília e Conselho Superior do Cinema para a Casa Civil

O presidente afirmou que não se pode permitir “em respeito às famílias” produções audiovisuais que fazem “ativismo”. 

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) será transferida do Rio de Janeiro para Brasília declarou o presidente Jair Bolsonaro (PSL), em cerimônia que marcou os 200 dias de governo, nesta quinta-feira (18). As informações são da Folha de S. Paulo.

Bolsonaro utilizou a oportunidade para criticar o patrocínio federal em produções audiovisuais que fazem “ativismo”.

“Não posso admitir que, com dinheiro público, se façam filmes como o da Bruna Surfistinha. Não dá”, disse Bolsonaro, se referindo ao filme de 2011, estrelado por Deborah Secco e dirigido por Marcus Baldini.

O pesselista afirmou que conversou com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e este lhe apresentou propostas sobre a Ancine ser trazida para a capital federal. “Não somos contra essa ou aquela opção, mas o ativismo não podemos permitir em respeito às famílias. É uma coisa que mudou com a chegada do governo”, completou o presidente.

Mais cedo, comentava-se sobre a possibilidade de Bolsonaro extinguir a Ancine, passando suas atribuições para outros órgãos, ou transferi-la do Ministério da Cidadania para a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo. Na cerimônia, o ministro da Cidadania reiterou que a agência não será extinguida, apenas será levada de volta para Brasília, pois hoje, no Rio de Janeiro, ela é “inadequada”.

Foi confirmada a assinatura do decreto que transferiu o Conselho Superior do Cinema, que estava no Ministério da Cidadania, para a Casa Civil, deixando-o mais próximo do Palácio do Planalto.

De acordo com a Folha, assessores presidenciais confirmam as mudanças como parte de uma tentativa de Bolsonaro ter mais influência sobre as decisões de estruturas federais.

O Conselho Superior do Cinema foi criado em 2001 e é responsável pela formulação das diretrizes de desenvolvimento da política audiovisual, executadas pela Ancine.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *