Bolsonaro transfere Ancine para Brasília e Conselho Superior do Cinema para a Casa Civil

O presidente afirmou que não se pode permitir “em respeito às famílias” produções audiovisuais que fazem “ativismo”. 

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) será transferida do Rio de Janeiro para Brasília declarou o presidente Jair Bolsonaro (PSL), em cerimônia que marcou os 200 dias de governo, nesta quinta-feira (18). As informações são da Folha de S. Paulo.

Bolsonaro utilizou a oportunidade para criticar o patrocínio federal em produções audiovisuais que fazem “ativismo”.

“Não posso admitir que, com dinheiro público, se façam filmes como o da Bruna Surfistinha. Não dá”, disse Bolsonaro, se referindo ao filme de 2011, estrelado por Deborah Secco e dirigido por Marcus Baldini.

O pesselista afirmou que conversou com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e este lhe apresentou propostas sobre a Ancine ser trazida para a capital federal. “Não somos contra essa ou aquela opção, mas o ativismo não podemos permitir em respeito às famílias. É uma coisa que mudou com a chegada do governo”, completou o presidente.

Mais cedo, comentava-se sobre a possibilidade de Bolsonaro extinguir a Ancine, passando suas atribuições para outros órgãos, ou transferi-la do Ministério da Cidadania para a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo. Na cerimônia, o ministro da Cidadania reiterou que a agência não será extinguida, apenas será levada de volta para Brasília, pois hoje, no Rio de Janeiro, ela é “inadequada”.

Foi confirmada a assinatura do decreto que transferiu o Conselho Superior do Cinema, que estava no Ministério da Cidadania, para a Casa Civil, deixando-o mais próximo do Palácio do Planalto.

De acordo com a Folha, assessores presidenciais confirmam as mudanças como parte de uma tentativa de Bolsonaro ter mais influência sobre as decisões de estruturas federais.

O Conselho Superior do Cinema foi criado em 2001 e é responsável pela formulação das diretrizes de desenvolvimento da política audiovisual, executadas pela Ancine.

Por Rodrigo Ramos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.