Festival Embarque no Som prestigia a música instrumental em Navegantes

A sétima edição do evento acontece entre os dias 21 e 24 de agosto.

Uma das principais atrações do aniversário do município, o Festival Embarque no Som chega a sua sétima edição em 2017. O evento acontece entre os dias 21 e 24 de agosto (de segunda à quinta) e contará com diversas atrações, incluindo shows, oficinas e workshops gratuitos. Já tradicional, o festival tem como intuito fomentar a paixão pela música instrumental na população navegantina.

O início do evento ocorre no dia 21, às 19h30, com show do Grupo de Choro Aperta o Passo, com abertura do Coral Portonave. No dia 22 se apresenta o trio formado por Edu Ribeiro, Sandro Haick e Pepe Cisneros (com abertura do Trio Motivos), enquanto no dia 24 o show de encerramento é por conta de Itiberê Zwarg e alunos da oficina da Música Universal, que rola durante a programação do festival. Todos eles ocorrem no mesmo horário, às 19h30, no mesmo local, o auditório da Fundação Cultural de Navegantes, localizado na Rua Maria Leonor da Cunha, 432, no Centro.

A única apresentação musical que acontece em outro local é o show de Sandro Haick e Pepe Cisneros, com abertura de um grupo da Escola de Música É o Som, que vai rolar na Praça Nossa Senhora dos Navegantes, a partir das 17h30. Conforme o produtor cultural do evento, Maykow Santos, a proposta é aproximar o povo de Navegantes com a música, e nenhum lugar melhor do que o horário do rush em frente ao ferry boat.

Para quem tiver mais interesse em praticar do que ouvir música, haverá uma oficina de música universal e três workshops – de bateria, de jazz latino e de segredo da música – ministradas, respectivamente, pelos músicos Itiberê Zwarg, Sandro Haick, Edu Ribeiro e Pepe Cisneros. Todas ocorrerão no auditório da Fundação Cultural de Navegantes.

Segundo Maykow, a procura para as aulas está alta. Cada uma delas têm 30 vagas, e já foram recebidas mais de 60 inscrições de todo o estado, preenchendo mais da metade das cadeiras para a oficinas e os workshops e provando que o festival tem visibilidade. Entre os inscritos há pessoas de fora de Navegantes como Corupá, Jaraguá do Sul, Blumenau, Joinville, São Francisco do Sul e Gaspar. Interessados podem se inscrever através do email festivalembarquenosom@gmail.com.

O evento acontece com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Portonave. Quem encabeça o projeto é Maykow, que está à frente do evento desde sua primeira edição. A luta para mantê-lo é constante e é necessário muita colaboração para fazer acontecer. Um apoio aqui, alguém fornece os lanches lá, um amigo de um músico abraça a causa para que cobre menos no workshop, e por aí vai. Apesar de Navegantes não ser tradicionalmente uma cidade que respire música instrumental, Maykow acredita que tem “uma missão” de fomentar o gênero instrumental, incluindo chorinho e jazz, em Navegantes, ainda que a passos de formiga.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *