Pokémon GO | Crítica

Game cativa o jogador pela simplicidade e interatividade.

pokémon go - mapa e capturaPocket Monsters. Ou simplesmente Pokémon. Os monstrinhos que foram fenômeno nos anos 90 e início dos anos 2000 voltaram a ser febre em pleno 2016. O motivo? Pokémon GO.

Caso você estivesse trancado numa bolha no último mês e não sabe o que é, Pokémon GO é um jogo de realidade aumentada e location-based, ou seja, baseado em seu local. O que isso quer dizer? Quer dizer que pra jogar, você precisa se mover de onde está. O jogo, que foi lançado dia 3 de agosto no Brasil, está sendo um estouro por aqui e no resto do mundo, e está trazendo um mundo de experiências novas pra muita gente.

A premissa de Pokémon GO é simples: saia na rua para encontrar Pokémons. Além dos monstrinhos, você pode encontrar PokéStops, pontos de parada que liberam itens do jogo. A experiência é algo totalmente única. Para quem jogava Ingress, o jogo anterior da Niantic, desenvolvedora do GO, talvez não seja algo tão novo andar por aí procurando coisas num game de celular, mas fazer isso com Pokémon foi o que fez o estilo emplacar.

O objetivo do jogo é te fazer sentir como se o universo Pokémon fosse real. Nos jogos e anime, as pessoas saem em uma jornada de captura e batalhas, passando por diversos lugares diferentes com o objetivo de capturar todos e vencer desafios. Em GO, você sai de casa atrás dos monstrinhos também e se sente imerso no multiverso da franquia. Sendo assim, o game já ganha pontos em alguns aspectos: fazer as pessoas saírem mais de casa faz com que elas se exercitem mais e socializem mais. Eu mesmo já andei muito mais do que  costumava desde que o jogo lançou, e também já fiz amizades e volta e meia ainda paro pra conversar com gente que está jogando.

pokémon go - ovo chocadoA jogabilidade dele é bem simples: você captura Pokémons, choca Pokémons e batalha nos ginásios. Capturar Pokémons é o básico aqui. Você anda, procura, acha, e captura. A cada captura o jogador ganha candies, que servem para evoluir, e stardust, que servem para potencializar seu Pokémon. Para evoluir, o treinador deve capturar vários Pokémons da mesma espécie para juntar a quantidade de candies necessária para a evolução.

Alguns PokéStops às vezes vão liberar um ovo de Pokémon. E para chocá-lo é preciso andar. Existem ovos que chocam com 2 km andados, 5km e 10km. Quanto mais é necessário andar, mais raro provavelmente será seu bichinho. Alguns pontos turísticos ao invés de serem PokéStops, são ginásios. No universo Pokémon, ginásio é um lugar onde o Líder de Ginásio defende o local com sua melhor equipe, e quem consegue derrota-lo fica mais próximo de ser um mestre Pokémon. Em GO, qualquer um pode ser um Líder, basta derrotar a equipe anterior. Ao vencer as batalhas em um ginásio, o jogador coloca seu melhor Pokémon para defendê-lo, até que outro treinador de uma equipe oposta tome-o.

pokémon go - ginásioEm se tratando de equipes, o jogo possui três. Instinct, Mystic e Valor, cada uma representada pelos três pássaros lendários da primeira geração: Zapdos, Articuno e Moltres. As equipes servem para dinamizar o esquema dos ginásios. Se você encontra um ginásio de equipe diferente, seu objetivo é derrotá-lo. Se você encontra um ginásio da sua equipe, seu objetivo é ajuda-lo, aumentando o seu nível ou colocando seu Pokémon para defender junto.

Apesar da dinâmica simples, o jogo é extremamente cativante. Torna-se prazeroso andar pela rua sem rumo (ou quase), além de ser um motivo para reunir os amigos e dar uma volta. No âmbito técnico, o jogo funciona bem e entrega o que se propõe. A coisa que poderia ser melhorada é o esquema de “sightings”, que mostra Pokémons que estão próximos a sua localização. Na primeira atualização do jogo desde o lançamento por aqui, o sistema já melhorou um pouco, mas ainda deixa um pouco a desejar.

Pokémon GO é um jogo complexamente simples. Seu sucesso se deve a tudo que a franquia Pokémon sempre prezou: interação. Ao fazer com que as pessoas interajam, elas criam laços e conversas sobre o próprio jogo, o que gera uma reação em cadeia incrível.

4 STARS

Por Paulo Henrique Testoni

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *