A peça “Só Por Hoje” será exibida gratuitamente entre os dias 2 e 8 de setembro, na Itajaí Criativa.
A Téspis Cia de Teatro, grupo teatral fundado há mais de 30 anos em Itajaí, apresenta ao público o espetáculo “Só Por Hoje” entre os dias 2 e 8 de setembro. Ao todo, serão realizadas 10 apresentações na Itajaí Criativa – residência artística, sede da companhia.
“Só por hoje” foi criado a partir da visita aos arquivos (vídeos, textos, fotografias) da Téspis e suas atividades dos últimos 30 anos, e nasceu para comemorar o trigésimo aniversário do grupo.
Leia mais:
– Festival de Música de Itajaí segue até o próximo sábado (7)
– Rosa Music Festival 2024 anuncia shows de Lagum, Maneva, Livinho, Oriente e Jeito Moleque
– Aberta seleção de filmes para o 1º FLUME – Festival Catarinense de Cinema de Itajaí
A série de apresentações será dividida em dois momentos. Entre 2 e 5 de setembro, sete sessões serão destinadas aos estudantes de teatro e alunos do ensino médio de escolas públicas itajaienses, além de outras instituições, mediante agendamento prévio, pelo e-mail daluz67@gmail.com. Já nos dias 6, 7 e 8 de setembro, às 19h30, as apresentações serão abertas ao público. Neste caso, ingressos gratuitos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência no local do evento.
A Itajaí Criativa – residência artística, sede da Téspis, está localizada na Rua Dr. Pedro Ferreira, 222 – Centro, Itajaí (SC).
O espetáculo “Só por hoje” dá continuidade à pesquisa da Téspis, apresentando dramaturgia não linear. Sua linguagem é desenvolvida apoiada na corporeidade da atriz na relação com elementos cênicos e com recursos audiovisuais, para criar paisagens que possam propor leituras que se completam com o olhar do público. Em cena, é possível ver uma mulher que tenta se reconhecer em antigas imagens de peças que já montou e depara-se com questões como presença, ausência, luto e lutas. Ela relembra o passado, questiona o presente e convida a olhar para os futuros possíveis.
Inicialmente, a apresentação contaria com Denise da Luz e Max Reinert em cena, e com a direção de Hedra Rockenbach, soud designer, musicista e iluminadora. Com a morte de Max, em julho de 2023, o espetáculo transformou-se em um solo de Denise, e ainda conta com as interlocuções artísticas da doutora em artes cênicas, jornalista e psicanalista, Luciana Romagnoli e da artista da dança, pesquisadora e professora, Paloma Bianchi.
“Completar 30 anos de atividade artística é motivo de muito orgulho e satisfação. Eu já tenho mais tempo de vida na arte do que fora dela. A ausência do Max ainda é um fato muito marcante para a companhia, mas seguimos firmes produzindo e criando. Pois ele dedicou sua vida ao fazer teatral. Essa peça é também uma homenagem a ele e ao seu legado”, comenta Denise da Luz, fundadora da Téspis Cia. de Teatro.
“Só por hoje” faz parte do projeto “Téspis 30 anos – montagem e formação”, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura e Fundação Cultural de Itajaí, e incentivo cultural da Unimed Litoral.
FICHA TÉCNICA:
Atuação, dramaturgia e produção: Denise da Luz
Direção, ambientação sonora, iluminação e vídeos: Hedra Rockenbach
Interlocução artística: Luciana Romagnoli
Interlocução dramatúrgica: Paloma Bianchi
Figurino e assistência de produção: Leandro Cardoso
Preparação vocal: Luciana Leite Lee
Costura: Lélia Machado de Melo
Fotografia: Mathý Groszewica
Designer gráfico: Daniel Olivetto
Assessoria de imprensa: Camila Gonçalves
Realização: Téspis Cia de Teatro
Classificação indicativa: 14 anos
Um comentário sobre “Téspis Cia de Teatro celebra 30 anos com espetáculo gratuito em Itajaí”