Objetos de cerâmica e obras interativas integram exposição gratuita em Floripa

Visitantes podem brincar de montar sua própria ‘lagarta’ na mostra “Transmudar”, de Adriane Kirst, até o dia 20 de julho.

 A Fundação Cultural BADESC recebe até 20 de julho a exposição “Transmudar”, da artista catarinense Adriane Kirst. Vídeos, fotografias e objetos em cerâmica compõem a mostra que pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 13h às 19h, no Casarão que fica no Centro de Florianópolis.

Dentre os trabalhos expostos, que apresentam influência das vanguardas artísticas, em uma mistura entre arte e vida, está a “Lagarta”. A obra é interativa e o espectador pode brincar de montar e desmontar o inseto como quiser.

A artista explica que muitas peças estão na fase de biscoito, ou seja, ainda não foram esmaltadas. “É possível fazer a mesma relação com o muro, da série de fotografias, que foi rasgado, marcado e tapado, mas ainda não foi pintado. Trata-se do final de um processo, que ainda não se completou, um corpo que ainda está se regenerando”, ressalta.

Ainda na exposição, é possível ver no centro do espaço expositivo, o trabalho “Desenrola”. O conjunto de cerâmicas esmaltadas é composto por laços, tramas, tranças e nós. Estes elementos estão presentes desde os primeiros trabalhos da artista, seja em desenhos, pinturas, entre outros.

A exposição, que é inédita, apresenta ainda uma série de fotografias registradas ao longo do processo de pesquisa e dois vídeos, que segundo a artista, foram gravados ao acaso.

“Os dois vídeos foram gravados ao acaso, são cenas que apareceram enquanto eu pesquisava, e que num primeiro momento não tinham uma intenção específica, é só um costume que tenho de fotografar, ou filmar insetos, bichos, plantas que me chamam a atenção.  Por isso são capturadas com celular”, completa.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

A artista Adriane Kirst e a obra “Desenrola”. (Foto: Juliano Zanotelli)

2 thoughts on “Objetos de cerâmica e obras interativas integram exposição gratuita em Floripa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *