Obras da artista Sabrina Vianna, que unem sonhos e cultura afro-brasileira ficam expostas entre 23 de maio e 17 de junho.
Sonhos, mulheres, pandemia e cultura afro-brasileira. Estes são termos-chave para tentar resumir a complexidade do trabalho da artista Sabrina Vianna, na exposição “Mulheres Oníricas na Magia dos Orixás“, que estará aberta para visitação a partir desta terça-feira (23), às 19h, na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí.
A exposição, que segue até o dia 17 de junho, surgiu durante a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022, em que a artista, assim como milhões de pessoas no mundo, vivenciaram perdas de entes queridos, amigos e observaram o mundo perder de forma drástica uma boa parte da população mundial, fazendo com que o mundo não fosse mais o mesmo.
Segundo a artista, durante o período, a aquarela foi um dos seus refúgios. Foi nesta janela temporal que começaram a surgir sonhos em que figuras de mulheres em ambientes da natureza lhe remetiam a figura dos orixás, o que inspirou a criar as obras que estarão em exposição.
No país, é notório que há uma demonização das religiões de matrizes africanas. Para Sabrina, a exposição vem para “desmistificar o olhar preconceituoso e torná-lo afetuoso” com relação à cultura afro-brasileira.
Sabrina Vianna é atriz Bacharel em Artes cênicas pela UNIRIO, licenciada em Artes cênicas pela UNB e licenciatura em Artes Visuais pela Uninter, teve sua primeira exposição solo Fábrica de Memes em 2019.
A Casa da Cultura Dide Brandão fica localizada na Rua Hercílio Luz, 655, Centro, em Itajaí.
Por Rodrigo Ramos
Um comentário sobre “Itajaí recebe exposição ‘Mulheres Oníricas na Magia dos Orixás’”