Museus Virtuais tem duas novas sessões em Floripa nos dias 4 e 7 de março

Sessões gratuitas levam o público para conhecer a casa onde viveram os pintores Rembrandt e Monet, além de palácios de Ducal e Versalhes.

O projeto Museus Virtuais, do Instituto Maratona Cultural, terá duas novas sessões gratuitas no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis, nos dias 4 e 7 de março.

A agenda da semana inicia com a apresentação do tema “Casa de Artista”, levando o espectador a uma viagem para a casa onde viveram os pintores Rembrandt e Monet, no sábado (4), às 15h.

Depois, na terça-feira (7), às 19h30, acontece a sessão “Arte Palaciana: uma ópera de fausto e luxo”, em que o público visitará o Palácio Ducal, em Veneza (Itália), o Versalhes (França) e o Ópera Garnier, em Paris (França), destacando os estilos clássico e rococó presente nestes locais.

As sessões são conduzidas pelo arte educador Claudio Toscan e fazem parte da 10ª temporada do projeto.

O Paradigma Cine Arte fica localizado na SC 401, 8600, bloco 8, sala 2, bairro Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis.

O Projeto Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural e viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com apoio cultural do Corporate Park.

Sinopses

Casa de Artista — Você já teve a curiosidade de saber como é a casa de um determinado artista? Esse roteiro irá te mostrar como eram as residências de dois grandes pintores do passado: Rembrandt e Monet. Como eram os ambientes, os métodos de trabalho desses mestres e de que modo se relacionavam com o lar/ateliê como fatores determinantes para suas produções: luz, cor e composição.

Arte Palaciana: uma ópera de fausto e luxo — Em diferentes momentos históricos a arte e o poder estiveram relacionados. Líderes políticos eram mecenas de artistas que serviam nas decorações palacianas. Essa cultura se propagou do Renascimento ao século XX, tendo seu apogeu nas monarquias europeias dos séculos XVII e XVIII. Sobretudo nos estilos clássico e rococó, os palácios eram luxuosamente decorados com adornos e materiais refinados, bem como pinturas e esculturas dos mais renomados artistas. Nesse roteiro, iremos visitar o Palácio Ducal, em Veneza, o Versalhes, na França e um teatro em Paris, a Ópera Garnier, para apreciarmos a exuberância e faustosidade desses locais.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *