Exposição gratuita ‘Finitos’ fala sobre morte e luto com pinturas em porcelana

Obras são da artista visual Naiara Anacleto estão exposta na Casa da Cultura Dide Brandão.

A exposição “Finitos”, que fala sobre morte e luto, está aberta ao público de forma gratuita na Casa da Cultura Dide Brandão – galeria Mauro Caelum –, em Itajaí. As visitações podem ser feitas até o dia 27 de janeiro. A mostra é composta por uma série de ilustrações em porcelana, inspiradas em elementos da arte tumular. Algumas peças ainda trazem pratos quebrados, simulando tentativas de restauros. Uma performance em vídeo, inspirada pela arte japonesa Kintsugi, também compõe o todo.

Os trabalhos expostos são da artista visual Naiara Anacleto, graduada em Design de Produto e com cursos nas artes plásticas. Para a mostra, ela optou pela porcelana em alusão à fragilidade da peça, assim como a existência humana.

Uma das peças que compõem o trabalho é a obra “Premeditado”, que traz a flor venenosa Sanguinaria Canadensis, cuja seiva pode causar queimaduras e deformidades caso haja contato com a pele. “Ela representa a morte trágica, furtiva, fruto da decisão voluntária pela destruição da vida humana. A ilustração foi feita com técnica realista e traz uma faixa em ouro decalcado, fazendo referência às faixas amarelas de isolamento para áreas de crimes”, compartilhou Naiara em uma publicação do Instagram.

A exposição “Finitos – Morte e luto sobre a frágil superfície das porcelanas” é promovida por meio de edital de ocupação das galerias da Casa da Cultura, da Fundação Cultural de Itajaí. Outras 20 propostas foram selecionadas neste chamamento.

Interessadas(os) em conferir a exposição podem visitar a galeria de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, bem como aos sábados, das 9h às 12h. A Casa da Cultura Dide Brandão está localizada na Rua Hercílio Luz, nº 655, no Centro.

Por Thiago Julio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.