Projeto tem apoio da Fundação Cultural do município. Serão 20 murais pintados, ao todo, pela cidade.
“O tenente expedicionário” retrata Milton Fonseca. “A benzedeira” traz o rosto de Beata Souza. Já “O urso” é uma homenagem para Benedito de Jesus. Essas são algumas das obras do projeto Retratos da Nossa Gente, que reúne pinturas em muros da cidade de Penha, feitas pelo artista plástico Isaac Moraes. O artista imprime os rostos de moradores importantes do município a partir da técnica Grid, feita com terra e água – ou, como ele define, “realismo natural”.
Na murada da Capela de São João Batista, em Armação do Itapocorói, estão os três citados e “O folião de versos”, que retrata Picucho Santos. A primeira obra foi para o pescador e poeta Dico Amâncio, intitulada “O pescador de versos”. Na Praia do Quilombo, moradores e turistas podem apreciar a obra “Seu Avelino: o guardião do Natal dos Pretos”. Além disso, na Praia do Cascalho, há a pintura “A pesca artesanal: nossos heróis do mar”.
Nos próximos meses, outros murais serão produzidos em locais de Penha, a fim de valorizar a cultura e as raízes. O artista faz mapeamento das famílias importantes para a história do município – principalmente por serviços prestados para a cultura – e, após escolha, inicia os trabalhos. Os nomes escolhidos não são divulgados como forma de surpreender o público.
O projeto “Retratos da Nossa Gente” tem apoio da Prefeitura de Penha/SC, por meio da Fundação Cultural.
Crédito das fotos: Divulgação / Prefeitura de Penha
Por Thiago Julio