Documentário ‘Cidades Afetivas’ ganha exibição gratuita em Balneário Camboriú

A película catarinense será exibida ao ar livre neste domingo (24), em frente ao Teatro Bruno Nitz.

O documentário Cidades Afetivas terá sua pré-estréia ao ar livre na praça em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz no domingo (24), às 20h.

O escritor italiano Ítalo Calvino, no livro Cidades Invisíveis, propõe que toda pessoa traz na imaginação uma cidade. É com essa reflexão que o documentário, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú e produzido pela produtora KOCHEFILMES, explora a conexão que cinco artistas possuem com a cidade de Balneário Camboriú.

A artista visual Luciana Siebert, o compositor e pianista Gandhi Martinez, a produtora cultural e de moda sustentável Carola Santos, o fotógrafo Humberto Furtado e o ilustrador e tatuador Gabriel Foltz. Todos mantêm uma relação com a cidade, e o documentário mostra como isso afeta a produção artística e identidade deles.

Para os diretores do documentário, Junior Köche e Nanashara Piazentin Gonçalves, a arte e os artistas influenciam e são influenciados pela identidade da cidade. Nanashara acredita que “seus símbolos, sua cultura e modo de ser, tudo se reflete no inconsciente artístico, e é isso que buscamos representar no documentário: as memórias sobre a cidade e como cada pessoa a sente de maneira diferente”.

O projeto, que será transformado em uma série, pretende seguir retratando outros artistas em diversas cidades. Para concretizar essa ideia, a equipe de produção buscará novas formas de financiamento, e o documentário produzido em Balneário Camboriú será fundamental nesse processo.

Elaine Calove, produtora executiva, acredita que o desdobramento do documentário em série é um passo importante, pois amplia o alcance do recurso público investido no projeto ao possibilitar que mais pessoas tenham acesso ao produto cultural resultante do projeto.

A exibição, que acontecerá na Praça do Teatro, transformará a rua em uma sala de cinema pública, gratuita e ao ar livre. Além dessa exibição pública, como contrapartida do projeto cultural, os diretores produzirão uma websérie, com cinco episódios de cinco minutos, que será lançada em breve, com acesso gratuito via canal oficial no YouTube. As novidades do projeto serão divulgadas na página do Facebook e do Instagram.

O Teatro Municipal Bruno Nitz fica localizado na Avenida Central nº 50, esquina com a Rua 300, no Centro de Balneário Camboriú. A classificação indicativa é livre.

Foto: Felipe Gallarza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *