Balneário Camboriú inaugura seu Museu da Imagem e do Som nesta sexta-feira

A inauguração do MIS-BC, que conta com aproximadamente 2,8 mil peças, acontece no aniversário do município. 

Balneário Camboriú inaugura seu próprio Museu da Imagem e do Som (MIS-BC) nesta sexta-feira (20), no dia do aniversário de 54 anos do município. O espaço reúne mais de 2,8 mil peças, incluindo projetores, lanternas mágicas, máquinas fotográficas, rádios, gramofones, vitrolas, filmadoras, televisores e muito mais, vindos do século XIX até os dias atuais.

Entre os itens presentes no museu estão projetores dos primeiros cinemas de Balneário Camboriú no século XX (Cinerama, Autocine e Cine Itália), um gamofone fabricado em Londres, na Inglaterra, em 1890, e um filme original de 9,5 milímetros de Charles Chaplin, de 1917.

O espaço conta, além da área de exposição permanente, com um auditório com capacidade para 50 pessoas, espaço para exposições itinerantes e apresentação de filmes através de projetores antigos de 8 milímetros, super 8, 16 e 35 milímetros. Há ainda uma cafeteria aberta ao público, biblioteca, espaço para cursos e oficinas, e lojinha. O museu é administrado pelo Instituto Delatorre, que é comandada pelo empresário Fernando Delatorre.

O MIS-BC está localizado na Rua 700, 44, no Centro, instalado em uma área de 1.364 metros quadrados, dividida em um prédio de seis andares, projetado especialmente para abrigar o museu. A visitação ocorre de terça a domingo, das 13h às 18h. As entradas custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). É possível fazer agendamento para visitação em grupos — para tal, é necessário entrar em contato pelo telefone (47) 3363-5786.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *