Balneário Camboriú recebe curso sobre a História do Cinema Brasileiro

Ministradas por André Gatti, as aulas irão abordar desde os primórdios do cinema nacional até o final do movimento Cinema Novo.

A Cineramabc Arthouse recebe neste fim de semana — dias 23 e 24 de setembro — o primeiro módulo do curso de História do Cinema Brasileiro, que será ministrado pelo professor André Gatti. As aulas irão abraçar os primórdios do cinema nacional até um dos principais movimentos de sua trajetória, o Cinema Novo.

Ao todo, serão 10 horas de curso, das 10h às 12h30 e das 13h30 às 16h, no sábado e no domingo. O investimento é de R$ 180 por aluno. Inscrições podem ser feitas através do site One Ticket ou na própria sede da Cineramabc Arthouse. Após é necessário enviar um email para producao@cineramabc.com com as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, nº de identidade (RG ou CPF), telefone, e-mail para contato, breve curriculum, fotografia e comprovante de pagamento.

A Cineramabc Arthouse fica localizada na Rua São Paulo, 581-1, no bairro dos Estados, em Balneário Camboriú.

Sobre a oficina e a metodologia

A trajetória do cinema brasileiro através dos seus mais importantes ciclos, filmes, produtores, realizadores e pesquisadores. Destaque para o processo de formação de uma indústria cinematográfica e as relações com o Estado e o mercado. A formação do projeto de sustentação para a produção independente audiovisual contemporânea, entre a estética, a ética e a economia.

Sobre o ministrante

Formado em Letras, André Piero Gatti fez mestrado na ECA-USP e doutorado no IAUnicamp. É professor de vários cursos graduação e pós-graduação da área audiovisual. Desenvolveu sua formação cinematográfica por meio do cineclubismo e com o exercício de curadoria de salas de arte, cineclubes etc. Escreveu textos, e-books, verbetes e capítulos de livros sobre os temas da indústria cinematográfica brasileira. Recentemente, protagonizou dois longas-metragens brasileiros: Avanti popolo e O tempo não existe no lugar em que estamos.

“Neste momento de expansão da produção de conteúdo audiovisual brasileiro, ações como estas exercidas pela Cineramabc Arthouse, são uma prova vigorosa que o futuro será brilhante”. 

Mais informações podem ser encontradas no site Cineramabc Arthouse.

Foto: Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha.

Por Rodrigo Ramos

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *