50 anos de Coringa em filmes, séries de TV e games

Mark Hamill, Heath Ledger, Jack Nicholson e Cesar Romero estão entre alguns dos principais interpretes do maior vilão de todos os tempos das HQs.

Em abril de 1940, o maior vilão de todos os tempos das histórias em quadrinho, e obviamente de Batman, fez sua primeira aparição em Batman #1. Coringa (The Joker) foi criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane e, desde então, apareceu em diversas narrativas do Homem Morcego nas HQs. No entanto, a primeira aparição fora das páginas aconteceu mais de duas décadas depois, com Cesar Romero na série de TV intitulada Batman, em 1966. Ou seja, este ano celebram-se os 50 anos do palhaço do crime em produções audiovisuais.

Aproveitando a oportunidade, o canal do YouTube Burger Fiction fez um vídeo especial, chamado “The Evolution Of The Joker (50 Years Of Crazy)” ou em tradução literal “A Evolução do Coringa (50 Anos de Loucura)”, com uma compilação de todas as interpretações de Coringa ao longo de cinco décadas, incluindo animações (das extremamente infantis como The New Scooby-Doo Movies, passando por adoradas por todas as idades como Batman: The Animated Series, até a violenta Batman: A Piada Mortal), jogos (a franquia Batman Arkham), séries de TV (a já citada Batman, Birds of Prey e Gotham) e filmes live-action (como Batman, de Tim Burton, Batman: O Cavaleiro das Trevas e o mais recente Esquadrão Suicida).

Apesar de Jack Nicholson (Batman), Cesar Romero (Batman – O Homem Morcego) e Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas) serem mais lembrados como o personagem — Ledger, inclusive, venceu o SAG, o Globo de Ouro e o Oscar de melhor ator coadjuvante — , o ator Mark Hamill, o Luke Skywalker da franquia Star Wars, é o que mais vezes interpretou o palhaço. Entre séries animadas, filmes animados e games, Hamill já dublou o Coringa em 23 obras diferentes.

Pois bem, assista à compilação abaixo, incluindo várias cenas de Jared Leto em Esquadrão Suicida que sequer aparecem no filme.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *