Alunos de Navegantes participam da criação de documentário sobre sustentabilidade

O vídeo de 17 minutos tem como temas as mudanças climáticas e a necessidade de lidar com desastres naturais.

Cinco escolas de Navegantes participaram de um projeto que resultou na criação do documentário As Mudanças do Clima e Seus Novos Protagonistas. O trabalho faz parte do projeto Adaptar Comunidades, promovido pelo Instituto Ilhas do Brasil, com patrocínio do edital público Petrobras Comunidade.

O vídeo de 17 minutos foi concebido através de oito oficinais realizadas em 2015, com 150 alunos do 5º e 6º anos de cinco escolas públicas de Navegantes. São elas Izilda Reiser Mafra, Professora Maria Teresa Leal, Professora Ilka Muller de Mello e Professora Maria Hostin da Costa, da rede municipal de ensino, e da Escola Adelaide Konder, da rede estadual. Durante esses encontros foram debatidos temas como conhecer o local onde cada um mora; os eventos climáticos extremos (enchentes, ventos fortes); e criar um planejamento caso ocorra a necessidade de lidar com novos desastres naturais. Além disso, os estudantes também foram levados à praia para ver a poluição causada pelo homem na natureza.

Durante esse período de oficinas, também foram apresentadas duas metodologias inovadoras: a purificação de água para casos de emergência, assim como a doação e instalação de estações meteorológicas nas cinco escolas, que geram informações como precipitação, direção e intensidade do vento, por exemplo.

O coordenador do instituto, Alexandre Castro, acredita que as crianças são mais receptivas do que os adultos, de forma geral, para se conscientizarem em relação a sustentabilidade e mudanças climáticas. O assunto, costumeiramente, é tratado em uma perspectiva acadêmica e técnica, o que naturalmente afasta o jovem do tema. “As crianças aprendem com outra linguagem, mais lúdica, mais participativa, onde elas são protagonistas e não só receptoras de informação. Processo de aprendizagem participativo tem mais resultado”, argumenta Alexandre.

O projeto do Instituto Ilhas do Brasil, que trabalha com a temática de mudanças no clima desde 2007, resolveu focar no Vale do Itajaí e escolheu Navegantes por ser um município na região onde historicamente já aconteceram e ainda acontecem desastres naturais. Foi identificado que o município, nos últimos seis anos, registrou nove decretos de situação de emergência, associados a enxurradas, ressacas e vendavais. Além disso, dados da Defesa Civil de Navegantes apontam que cinco bairros são mais vulneráveis a danos: Porto das Balsas, Volta Grande, Porto Escalvado, Gravatá e Machados.

O intuito agora é levar a mensagem do vídeo adianta, disseminando-a através da exibição do documentário e atividades realizadas em 40 instituições e empresas de quatro cidades: Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. Ainda não há uma data para início das atividades, pois o processo de seleção está em andamento.

O documentário foi oficialmente lançado no dia 2 de junho, no Instituto Federal de Santa Catarina, em Itajaí, em evento que contou com a participação de professores, alunos do IFSC, Defesa Civil e empresas locais. Na oportunidade, foram discutidos com os presentes o papel e as responsabilidades de cada um neste cenário de mudanças do clima. As Mudanças do Clima e Seus Novos Protagonistas pode ser assistido no YouTube no player abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=geGN8dK4clk.%20

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *