Selecionamos os 15 melhores looks dos filmes já indicados à premiação, incluindo Star Wars, Moulin Rouge e O Regresso
Imagina se Frodo Bolseiro usasse jeans e camiseta ou se Darth Vader usasse um terno impecável? Os filmes não seriam a mesma coisa. Até os melhores e mais talentosos atores precisam de uma ajudinha do figurino para convencer os espectadores dos seus papeis. Neste domingo, dia 28 de fevereiro, acontece a 88ª edição do Academy Awards. Aproveitando a proximidade da premiação, o Previamente e a Stylight selecionaram os 15 dos melhores figurinos da história do Oscar — robes históricos, fantasias, vestidos de época e até figurinos que não ganharam o Oscar, mas que em nossa opinião mereciam uma estatueta
Melhor Figurino – O que você precisa saber sobre o Oscar
A grande pergunta do Academy Awards deste ano é: será que Leonardo DiCaprio finalmente ganhará um Oscar com a sua sexta indicação? No seu novo filme, O Regresso, Leo faz o papel de um caçador ferido que precisa sobreviver sozinho na floresta. Uma pele real de um urso-pardo e as suas roupas sujas e batidas ajudaram na autenticidade do filme e do papel para o ator hollywoodiano. Se Leo finalmente ganhar o Oscar na categoria de Melhor Ator, a figurinista Jacqueline West com certeza o ajudou na conquista.
O que muitas pessoas não sabem é que durante os primeiros anos da premiação, nem existia a categoria de melhor figurino. Ela entrou para a premiação somente em 1949, já na sua 21ª edição. A Rainha do Oscar de melhor figurino é, sem dúvida, Edith Head, que foi nomeada 35 vezes e ganhou o Oscar em oito oportunidades. Até uma fusão em 1967, o prêmio era dividido em filmes preto-e-branco e em cores. Desde então, os trajes históricos pomposos e fantasias são os que ganham o Oscar na maioria das vezes.
Momentos Clássicos – Trajes de Época
Os trajes históricos ajudam a trazer ambos os personagens e o público para uma situação mais realista e é talvez um dos mais importantes efeitos visuais que os atores possuem. Incontáveis horas de pesquisa e trabalho detalhado são necessários para criar os figurinos espetaculares e que nós nos apaixonamos, e os resultados são, na grande maioria das vezes, incríveis.
Você sabia?
- O vestido vermelho da Rose em Titanic foi decorado com pérolas de vidro e levou mais de 1000 horas para ser criado.
- O vestido usado por Audrey Hepburn em My Fair Lady foi leiloado por U$3,7 milhões em 2011.
- E O Vento Levou influenciou a moda das noivas por décadas, inclusive a Dior levou em consideração a popularidade do filme quando ele criou o seu icônico “New Look”.
Embora isto possa parecer como pequenos (mas caros) detalhes, são eles que trazem autenticidade aos filmes, já que eles fazem um retrato realista da época.
Criando um novo mundo – Fantasias
Já que o mundo de fantasias não existe até que os trajes e o set sejam criados, o designer geralmente tem bastante liberdade nas suas criações. Não é necessário seguir regras vestir um Hobbit, ou para pensar em um formato clássico para o chapéu do Darth Vader.
Você sabia?
- O famoso capacete de Darth Vader foi inspirado no capacete usados pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. John Mollo então adicionou uma máscara de gás, uma jaqueta de motoqueiro, botas de couro pretas e uma capa de monge que ele achou em um depósito.
- Marc Jacobs se inspirou no figurino de Mary Poppins para a sua coleção de primavera Ready-to-wear em 2009.
- A diversidade do merchandising de O Senhor dos Anéis é um dos maiores da história do Oscar. Não somente as fantasias, mas também é possível comprar meias de pé de Hobbit e o Anel de Sauron por um preço bem camarada.
A criatividade dos designers em imaginar esse novo mundo a partir de peças reais é o que torna esses figurinos tão especiais e memoráveis.
Glitter e Diamantes – O Vestido dos Sonhos
Enquanto muitos figurinos precisam de sangue, rasgados e sujeiras para serem autênticos, outros podem ser lindos, luxuosos e elegantes, como o vestido que Natalie Portman usou em Cisne Negro, que realizou o sonho de infância da atriz. O Tutu negro foi decorado com cristais Swarovski e penas pretas. Embora a figurinista Amy Westcott não tenha ganhado o prêmio, ela merecia, pois o vestido é um dos mais bonitos da história do Oscar.
Você sabia?
- Os figurinos de O Grande Gatsby foi uma colaboração com o lendário Miuccia Prada? O designer italiano fez mais de 40 vestidos para personagens coadjuvantes, além do lindo vestido cor de pêssego que Daisy está vestindo em uma das cenas de festas.
- O colar de Nicole Kidman, usado em várias cenas do filme, foi a joia mais cara feita para um filme. Feito por Stefano Canturi, a peça possui 1.308 diamantes e uma safira de 2.5 quilates e é estimado em mais de US$ 1 milhão.
Esses trajes deslumbrantes, frequentemente são expostos em exibições ao redor do mundo, para que fãs consigam ver de perto as roupas que tanto os encantou nas telas.
Quem ganhará? – Indicados ao Oscar 2016
A escolha de melhor figurino do Oscar este ano será difícil. Entre A Garota Dinamarquesa (Paco Delgado), Cinderela e Carol (ambos por Sandy Powell), nós temos três filmes com lindos vestidos de fábulas e trajes históricos. Nos últimos 10 anos, somente os lindos vestidos históricos ou os de conto de fadas ganharam o prêmio, então não é de se surpreender que eles tenham maiores chances este ano.
Você sabia?
- O diretor de O Regresso, Alejandro González Iñárritu, estava tão interessado na autenticidade do filme que ele tinha uma pessoa “aplicadora de cera” no set de filmagens. O seu trabalho era lubrificar roupas e pele com graxa artificial de urso e cera.
- Paco Delgado se inspirou em Jeanne Lanvin e Coco Chanel. Quem sabe os vestidos de silhueta larga, típico dos anos 20, voltam a moda?
Uma coisa é certa: os figurinistas este ano capricharam, independente do estilo e época, tornando a experiência cinematográfica mais realista e foram indispensáveis para o sucesso dos filmes.
Será que esse é o Ano do Leonardo DiCaprio?
O filme O Regresso está fazendo sucesso nas premiações deste ano e muitos dizem que esse finalmente será o ano do Leonardo DiCaprio no Oscar. Será? O ator, que ganhou o Globo de Ouro como Melhor Ator em Filme Dramático na última premiação está certamente esperançoso, e tudo indica que há uma grande chance dele finalmente conquistar esse sonhado prêmio.
Aproveitando o momento, resolvemos fazer uma brincadeira com o ator e produzimos um vídeo chamado “Leonardo nem quer mesmo ganhar um Oscar”. Dá uma olhada no resultado.