Conheça os 14 atores e atrizes negros que já venceram o Oscar

Em 88 anos de premiação, a Academia indicou negros em somente 66 oportunidades às categorias de atuação 

O Oscar completa 88 anos na edição de 2016. Recentemente envolvida na polêmica da ausência de indicados negros pelo segundo ano consecutivo nas categorias de atuação, além de nenhum representante de cor entre melhor filme, direção, roteiros adaptado e original, a Academia prometeu diversas mudanças em anúncio na última sexta-feira (22).

A Academia anunciou oficialmente que tem por objetivo dobrar o número de mulheres e membros de diversidade até 2020. Outra decisão foi quanto à participação dos membros na votação para o Oscar. Se antes qualquer membro da Academia poderia participar da eleição dos Academy Awards, a partir do próximo ano somente aqueles que trabalharam na indústria nos últimos 10 anos poderão ter sua licença para votar. O voto vitalício só valerá para aqueles que renovarem o seu direito durante três décadas consecutivas ou para aqueles que já receberam uma indicação ou conquistaram um troféu no Oscar.

As mudanças podem surtir efeito como também não e só o tempo dirá. Porém, é evidente que elas precisavam acontecer. Quando se olha para o passado da premiação, nota-se que a diversidade nunca foi o forte nas categorias de atuação.

Em seus 88 anos, apenas 66 negros foram indicados por suas atuações. Dos 352 prêmios entregues (sem contar os outros mais de 1 mil indicados que perderam) nas categorias de atuação ao longo de quase nove décadas de premiação, apenas 15 deles foram para afro-americanos. Denzel Washington é o único negro a ganhar em duas oportunidades: melhor ator coadjuvante por Tempo de Glória, e melhor ator por Dia de Treinamento, nas edições de 1990 e 2002 do Oscar, respectivamente. 

Hattie McDaniel na 12ª edição do Oscar, em 1940
Hattie McDaniel na 12ª edição do Oscar, em 1940

A primeira vez que um negro conquistou o Oscar foi na sua 12ª edição, em 1940, quando Hattie McDaniel se tornou a primeira atriz ou ator afro-americano a receber uma indicação à premiação e a vencer também, por seu papel em …E O Vento Levou. Na ocasião, ela conquistou o troféu de atriz coadjuvante. McDaniel também foi a primeira pessoa afro-americana a ir à premiação como convidado e não como um servente.

A última vez que um negro conquistou um troféu de atuação foi recentemente, em 2014, quando Lupita Nyong’o venceu na mesma categoria por seu papel em 12 Anos de Escravidão. Ironicamente, McDaniel e Nyong’o conquistaram troféus por suas performances como submissos, como empregada e escrava, respectivamente.

Diante das mudanças e da polêmica, o site ScreenCrush fez um serviço de utilidade pública e reuniu todos os negros vencedores do Oscar nas categorias de atuação. Confira o vídeo e a relação dos ganhadores abaixo.

Melhor Atriz Coadjuvante: Hattie McDaniel – …E O Vento Levou (1939)
Melhor Ator: Sidney Poitier – Uma Voz Nas Sombras (1963)
Melhor Ator Coadjuvante: Louis Gossett Jr. – A Força do Destino (1982)
Melhor Ator Coadjuvante: Denzel Washington – Tempo de Glória (1989)
Melho Atriz Coadjuvante: Whoopi Goldberg – Ghost (1990)
Melhor Ator Coadjuvante: Cuba Gooding Jr. – Jerry Maguire
Melhor Ator: Denzel Washington – Dia de Treinamento (2001)
Melhor Atriz: Halle Berry – A Última Ceia (2001)
Melhor Ator: Jamie Foxx – Ray (2004)
Melhor Ator Coadjuvante: Morgan Freeman – Menina de Ouro (2004)
Melhor Ator: Forest Whitaker – O Último Rei da Escócia (2006)
Melhor Atriz Coadjuvante: Jennifer Hudson – Dreamgirls (2006)
Melhor Atriz Coadjuvante: Mo’Nique – Preciosa (2009)
Melhor Atriz Coadjuvante: Octavia Spencer – Histórias Cruzadas (2011)
Melhor Atriz Coadjuvante: Lupita Nyong’o – 12 Anos de Escravidão (2013)

Por Rodrigo Ramos

2 thoughts on “Conheça os 14 atores e atrizes negros que já venceram o Oscar

  1. Em 88 edições a academia indicou negros em “somente” 66 edições??? Sério que acha pouco??? Queria que fossem indicados em todas as edições??? É muito mimimi….

    1. Caro Voronin, foram 66 indicações em 88 anos. Porém, em quase nove décadas, foram abertas mais de 1400 vagas para as categorias de atuação. Ou seja, nem 5% dos indicados em toda a história do Oscar eram negros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *