Hackers da Sony ameaçam um novo “11 de Setembro”

ladrões virtuais prometem atacar os cinemas que exibirem o filme A Entrevista – Seth Rogen e James Franco não farão aparições para promover o filme

Os hackers que fizeram a limpa em uma série de arquivos digitais da Sony ameaçam um ataque semelhante ao 11 de setembro (9/11) aos cinemas que exibirem o filme A Entrevista nos EUA. O longa-metragem conta a história de dois repórteres (interpretados por Seth Rogen e James Franco) de um programa de TV sobre celebridades que vão à Coreia do Norte para entrevistar o ditador Kim Jong-un, fã do programa, e se legitimizarem como jornalistas sérios. Porém, eles acabam sendo recrutados pela CIA para assassiná-lo.

Na mensagem duvilgada hoje pelos hackers, que se nomeiam como “Guardians of Peace” (Guardiões da Paz), eles anunciam que “o mundo ficará cheio de medo” e que as pessoas deveriam “relembrar o 11 de setembro de 2001” e “manter distância dos locais [cinemas exibidores do longa] naquela hora”. Por último, eles citam que qualquer coisa que vier a acontecer nos próximos dias será fruto da ganância da Sony Pictures Entertaiment. Leia abaixo a declaração na íntegra, em tradução livre.

“Aviso

Nós vamos claramente mostrar para vocês no exato momento e locais onde “A Entrevista” estiver sendo exibido, incluindo a premiere, o amargo destino que deverão ser condenados aqueles que buscam diversão no terror.
Em breve o mundo inteiro verá o filme horrível que a Sony Pictures Entertainment fez.
O mundo ficará repleto de medo.
Lembre-se do 11 de Setembro de 2001.
Nós recomendamos a você manter distância dos locais naquela hora.
(Se sua casa é próxima, você deve se retirar.)
Qualquer coisa que vier a acontecer nos próximos dias será devido à ganância da Sony Pictures Entertainment.
O mundo inteiro irá denunciar a SONY.”

[ATUALIZADO às 19h44] Por conta das ameaças, os atores Seth Rogen e James Franco cancelaram todas as aparições referentes à promoção do filme, de acordo com a Variety. Eles tinham várias aparições marcadas, incluindo entrevistas no Late Night with Seth Meyers e no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon na próxima semana. Ainda assim, eles mantiveram confirmada a presença numa sessão especial da película em Nova York na quinta-feira.

Além dessa ameaça, os hackers prometeram divulgar ainda um “presente de natal” de arquivos, intitulado “Michael Lynton”, nome do diretor executivo do estúdio. Não se sabe ainda o que há nesses documentos a serem lançados. Até agora, os agressores divulgaram vários arquivos, incluindo emails entre executivos do estúdio, filmes inéditos, informações sobre negociações, filmes a serem feitos, os valores dos salários dos principais executivos da casa, histórico médico de seus empregados e muito mais.

As suspeitas são de que o ataque tenha sido uma iniciativa da Coreia do Norte em retaliação à temática do longa-metragem A Entrevista. Todavia, até o momento o país nega que esteja envolvido no ataque, porém apoia a iniciativa, já que a Sony Pictures é aquela produzindo um filme “complacente a um ato terrorista enquanto fere a dignidade da liderança suprema” da Coreia do Norte, declarou um porta-voz não identificado do governo.

A Entrevista estreia nos cinemas estadunidenses no dia 25 de dezembro.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *