Coldplay – Paraside | Videoclipe

Coldplay
“Paradise”

Mylo Xyloto
Direção: Mat Whitecross
Ano: 2011

Definitivamente o Coldplay deixou de ser aquela banda do começo da carreira. A melancolia e paixão imprimida nas letras e melodias começaram a ficar de lado em X&Y e em Viva La Vida or Death and All His Friends já demonstrava ficar ainda mais pra trás. O primeiro single do novo disco, Every Teardrop is A Watterfall, mostrava que o clima é muito mais de alegria e feel good. Se o single deixava um pouquinho a desejar, Paradise também não chega perto das excelentes In My Place, The Scientist e Yellow, mas consegue injetar mais sorrisos do que a música de trabalho anterior.

O clima em Paradise é de muita alegria e é o tipo de música para levantar o astral de qualquer um e fazer abrir um sorriso no rosto. Chris Martin não se fixa demais na letra. Ela é simpática, sem dúvida. Nela, ele conta sobre uma garota e seus sonhos sobre o mundo e o paraíso. Há muitos “oh oh oh” e “para para paradise”, mas mesmo assim a canção funciona. Ela cria um sentimento positivo e seu refrão, apesar de repetitivo, consegue alcançar e agradar o ouvinte. A sonoridade é bem trabalhada. Assim como vi no Rock in Rio, a banda investe pesado em muitos efeitos no arranjo desta nova fase, mas sem deixar de lado bateria, guitarra e baixo. É uma junção que dá certo nesta faixa.

Se a música já é, sozinha, adorável, o videoclipe vem para ajudar neste quesito. Apesar de inicialmente ter sido divulgado que Hype Williams (Viva La Vida) dirigiria Paradise, parece que a banda mudou de ideia e resolveu fazer outro vídeo completamente distinto daquele projetado anteriormente. Dirigido por Mat Whitecross, colaborador de algum tempo da banda – já dirigiu Lost! e Christmas Lights -, Paradise acompanha a jornada de um elefante que foge de um zoológico em Londres pilotando a sua bicicleta e vai em busca do seu verdadeiro habitat. Ele viaja de metrô, de avião e vai parar Cape Town, na África do Sul. Lá, ele dança nas ruas para conseguir dinheiro e comprar outra bicicleta para continuar a jornada. O elefante percorre vários quilômetros até encontrar com os outros três elefantes, formando a banda completa. Cada um deles é interpretado por um dos integrantes do Coldplay.

Depois de se encontrarem e festarem ao pôr do sol, há um pedaço do vídeo em que mostra a banda num show no FNB Stadium, em Johannesburg, com as cabeças de elefante, e depois volta para o deserto, onde eles correm em direção à câmera.

O clipe é exatamente o que a música é. Apesar de não se falar em elefantes na letra, o vídeo combina com o espírito simpático e alegre do single. Impossível não ficar animado e sorrir com este trabalho. O videoclipe é extremamente fofo e agradável. A ideia é boa e bem executada. A jornada do protagonista é bem sustentada nos quatro minutos de duração, tornando a viagem quase invejável para o espectador. A fotografia é outro destaque do vídeo. As paisagens são belíssimas, especialmente as que foram gravadas na África do Sul, com direito a animais e um belíssimo pôr do sol.

Paradise dá, realmente, uma sensação de estarmos sendo levados neste lugar tão sonhado e idealizado. Pode não ser o Coldplay no ápice de sua genialidade musical, mas certamente, há coração nesta canção e videoclipe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *