Em dez temporadas, Beverly Hills 90210 impactou não só a TV como também o mundo da moda
No dia 4 de outubro de 1990, a série Beverly Hills 90210 (batizada no Brasil de Barrados no Baile) foi ao ar nos Estados Unidos pela primeira vez pelo canal Fox. Gente! Isso quer dizer que a série completa 25 anos!
Uma das marcas registradas da série era, e ainda é, os looks dos protagonistas: tivemos flashbacks específicos da moda da época, quando nos lembramos da série que ficou no ar por 10 anos. Durante este período o elenco mudou, os personagens e também os seus estilos evoluíram, ficaram menos coloridos e mais minimalistas ao longo dos anos 90, como ditava a moda. Mas nós queremos celebrar o início e, em homenagem ao aniversário de 25 anos da série, o Previamente e a Stylight, apresentam 25 destaques da moda da época de Barrados no Baile.
Uma coisa é certa: eles nos deixam nostálgicos!
O sucesso do seriado
O precursor de todos os dramas adolescentes foi criado por Darren Star e produzido por Aaron Spelling (pai de Tori Spelling, também conhecida como Donna Martin) que detinha o recorde Guinness World como o produtor de TV mais prolífico. Quando ele faleceu, em 2006, ele havia produzido mais de 5 mil horas de programas de TV e foi o homem por trás de sucessos como As Panteras, Dinastia e Starsky & Hutch.
Os protagonistas da série ganharam uma incrível popularidade e o status de ídolos adolescentes rapidamente. Em setembro de 1991, Shannen Doherty, Jason Priestly e Luke Perry posaram para a capa da revista People e da Entertainment Weekly, e em 1992, foram destaque na capa da Rolling Stone. No mesmo ano, Luke Perry estava na capa da revista Vanity Fair, sem camisa e segurando uma arma. Para os fãs adolescentes havia também uma Revista Oficial da Beverly Hills 90210 e uma quantidade enorme de produtos inspirado na série: de camisa a material escolar.
A história continuou. Além de Melrose Place, o seriado também gerou um segundo spinoff, chamado 90210, transmitida no Brasil pelo canal Sony e nos EUA pelo The CW, que foi ao ar entre 2008 e 2013. O canal americano Lifetime também anunciou no início do ano que eles planejam produzir The Unauthorized Beverly Hills, 90210 Story, que vai revelar os segredos de bastidores, rivalidades e tensões dos quatro primeiros anos, antes da saída da Shannen Doherty do show.
Como tudo começou
O seriado conta a história de Brandon e Brenda Walsh, que mudam de Minneapolis para Beverly Hills com a família. Eles passam a estudar no West Beverly Hills High School e se deparam com um novo estilo de vida.
No primeiro dia de escola acompanhamos Brenda, que está preocupada: o que vestir? Ela vai fazer amigos? Até que ela conhece Kelly Taylor, uma garota popular e que sempre acompanha as tendências de moda da famosa Rodeo Drive. Ela apresenta Brenda a Donna Martin, uma menina meiga e inocente, mas também ligada no mundo fashion. Já Brandon entra para o grupo de editores da revista da escola, o West Beverky Blaze, e conhece Andrea Zuckerman, a ambiciosa editora chefe. David Silver é um calouro que se interessa muito por música e se esforça para fazer parte da turma mais velha. Brandon também faz amizade com Steve Sanders, filho de uma atriz famosa, e o solitário e rebelde Dylan Mckay.
A MODA DE BARRADOS NO BAILE – direto dos anos 90
Durante a primeira temporada, as roupas ainda eram influenciadas pelo fim dos anos 80, mas já era possível achar elementos que se tornariam incrivelmente popular nos anos seguintes e, com a obsessão atual pelos anos 90, eles voltaram a ser popular atualmente.
Os suspensórios, marca registrada da Donna Martin, voltaram com mais força que nunca nos visuais modernos e ousados de Rihanna, Beyoncé e Miley Cyrus. Outra tendência fazendo sucesso atualmente são os vestidos florais (ainda mais se combinados com botas). As margaridas, também um favorito da Donna, está invadindo estampas e acessórios.
Quando observamos somente o estilo, nós só vemos cores! Estampas geométricas super coloridas estavam em todos os lugares: de moletons e blusas até calças estilo surfista. Algumas dessas peças seriam, com certeza, uma declaração fashion hoje em dia. Já as leggings, na época ainda eram usadas em camadas, por baixo de saias, shorts e combinados com meias coloridas. E como estamos falando de adolescentes, camisetas coloridas são um “must”, como a com estampa de T-rex do Andy Warhol, que era usada por todos na época.
Expor o quadril era também muito importante em Venice Beach na época do biquíni de corte alto. Não somente em Barrados no Baile, mas vocês também se lembram do maiô da Pamela Anderson em SOS Malibu? E hoje em dia, é moda por causa das irmãs Kardashians por um simples motivo: o “tighbrow”, a dobra entre a coxa e o quadril. É só tirar uma foto e postar no Instagram.
Além do sol e praias da Califórnia, esportes faziam parte da rotina dos personagens. Steve usava crop tops: era algo normal entre os garotos, eles cortavam a parte debaixo de suas camisas para dar um toque mais fashion à sua malhação (ou talvez para mostrar o tanquinho?). Hoje em dia, este estilo não é muito adotado pelos homens.
Para Brenda e as garotas, o mom jeans não era necessariamente roubado do guarda-roupa de suas mães. Eles eram combinados com blusas GG e um cinto grosso. Hoje em dia eles ficam em perfeita harmonia com blazers e salto alto para formar um look bem legal. O crop top e blusas transparentes são itens que fazem tanto sucesso hoje como antigamente, e eles também são uma ótima combinação! Uma alternativa ainda mais elegante? Case com calças culotes curtas ou use com um colete que combine.
Bling Bling! Correntes de ouro estavam presas a pochetes, eram usadas como cordões e cintos, brincos de argola e bamboo também eram muito populares. Esses itens foram elevados pela High Fashion da época quando a modela Linda Evangelista posou para campanhas da Chanel e Versace completamente coberta em ouro. Moda que voltou as passarelas de 2014 com a Moschino.
Jaquetas de couro com franjas, teias de aranha, casacos de renda, além de uma mochila de couro, não eram itens reservados somente para festivais de música, mas também podiam ser encontrados entre os estudantes do West Beverly também.
E para você? Qual são as suas tendências favoritas do Barrados no Baile?