Sesc Itajaí recebe o escritor Leonardo Piana para a residência literária “Biblioteca Inquieta”

Sesc Itajaí recebe o escritor Leonardo Piana para a residência literária “Biblioteca Inquieta”

Premiado autor mineiro participa de programação gratuita com oficinas, leituras comentadas e criação de obra inédita entre 26 e 30 de outubro.

A Biblioteca do Sesc Itajaí recebe, entre os dias 26 e 30 de outubro, a edição 2026 do projeto de residências artísticas Biblioteca Inquieta. Sob o tema “Brasis pela palavra” e coordenação curatorial e editorial de Vanessa Gonçalves, o projeto do Sesc Santa Catarina promove o encontro entre diferentes vozes, paisagens e memórias da literatura nacional. Nesta etapa, a unidade de Itajaí acolhe o escritor mineiro Leonardo Piana, autor de obras reconhecidas com alguns dos principais prêmios literários do país.

Ao longo de cinco dias, o escritor participará de uma imersão na cidade com atividades focadas no incentivo à leitura e à escrita criativa, voltadas para públicos que vão da educação infantil ao ensino superior e comunidade em geral. Durante o período de residência, Piana também produzirá um texto inédito que integrará uma coletânea ao lado das obras de outros artistas residentes do projeto.

Entre os destaques da agenda aberta ao público geral na terça-feira (27), estão uma oficina literária no período da tarde e uma sessão de leitura comentada à noite. O restante da programação conta com painéis para estudantes do ensino médio, oficinas de escrita para acadêmicos e mediação de leitura com alunos da rede Sesc. Quem tiver intenção em participar, pode preencher a lista de interesse neste link.

Sobre o autor

Natural de Andradas (MG), Leonardo Piana é romancista, poeta, servidor público e formado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP). Seu romance de estreia, Sismógrafo (Autêntica Contemporânea), venceu o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, foi finalista dos prêmios Jabuti, São Paulo de Literatura e Mix Literário, e teve os direitos adaptados para o cinema. É autor também de Tarde no planeta (Autêntica Contemporânea), igualmente vencedor do Prêmio Cidade de Belo Horizonte, e do livro de poemas Escalar cansa (Senac), vencedor do Prêmio Sesc de Literatura.

Programação Completa

  • 26/10 (Segunda-feira): Início da residência (trabalho interno do autor, sem atividade aberta ao público).
  • 27/10 (Terça-feira) – Aberta ao público:
    • Tarde: Oficina voltada ao público geral.
    • Noite: Leitura comentada para o público geral.
  • 28/10 (Quarta-feira):
    • Manhã e Tarde: Painéis de leitura comentada com escolas convidadas do Ensino Médio.
  • 29/10 (Quinta-feira):
    • Manhã e Tarde: Ações de leitura comentada com turmas da Escola Sesc.
    • Noite: Oficina de Escrita Criativa com turma de Graduação.
  • 30/10 (Sexta-feira):
    • Manhã: Contação de história para a Educação Infantil da Escola Sesc.

Serviço

  • Evento: Residência Artística Biblioteca Inquieta com Leonardo Piana
  • Data: 26 a 30 de outubro de 2026
  • Horário de funcionamento: 09h às 18h
  • Local: Biblioteca Sesc Itajaí (3º andar)
  • Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 259, Centro – Itajaí/SC
  • Informações e inscrições: (47) 3249-3850 | itajai@sesc-sc.com.br

Por Rodrigo Ramos
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *