“Sussurro do Tempo”, faixa do álbum ALFABETO, ganha produção audiovisual que transforma viagem pelos Andes em uma reflexão sobre o poder de transcendência da arte.
O músico e artista independente catarinense Edwin de Paula, de Joinville, lança o videoclipe de “Sussurro do Tempo”, uma das faixas de seu novo álbum, ALFABETO. Dirigido por Jean Carlos dos Santos, o vídeo combina imagens gravadas no Teatro da Faculdade Censupeg, em Joinville, com registros feitos no Salar de Uyuni, na Bolívia.
O contraste entre os dois cenários é o ponto central da narrativa. No teatro, Edwin aparece sozinho em um palco vazio, realizando sua performance sem a presença de um público. Na sequência, o artista é transportado para a imensidão branca e quase surreal do Salar de Uyuni. A mudança de espaço representa visualmente a capacidade da arte de ultrapassar os limites da realidade cotidiana e transportar quem cria para um lugar que vai além do material.
A proposta dialoga diretamente com a temática de “Sussurro do Tempo”, canção que reflete sobre a evolução da linguagem e sobre a relação entre pensamento, instinto e experiência humana. O videoclipe utiliza uma linguagem simbólica acessível para representar a criação artística como uma necessidade que existe independentemente de sua recepção: o artista cria porque precisa criar.
As imagens gravadas na Bolívia nasceram de uma experiência pessoal que também atravessa todo o universo de ALFABETO. Em dezembro de 2024, Edwin realizou uma viagem de Kombi com três amigos pelos Andes, partindo do sul do Brasil e atravessando o Deserto do Atacama, o norte da Argentina e a Bolívia. A jornada passou por paisagens como a cidade de Purmamarca, a Puna Jujeña, o Altiplano Boliviano e, finalmente, o Salar de Uyuni. Parte dos registros feitos durante essa viagem, por Kleber Tobler e Anderson Babetzki, agora integra o videoclipe.
A parceria entre Edwin e Jean Carlos dos Santos não é nova. Jean também foi responsável pela direção do videoclipe de “Tempestade Solar”, lançado em 2023, consolidando uma colaboração que agora ganha uma nova dimensão visual em “Sussurro do Tempo”.
ALFABETO
“Sussurro do Tempo” faz parte de ALFABETO, segundo álbum de Edwin de Paula. Produzido de forma independente em home studio, o disco reúne 11 faixas e parte de uma reflexão sobre a linguagem como matéria-prima da existência, atravessando temas como humanidade, espírito, tempo, memória e pertencimento, em uma mistura de MPB/Folk com influências de tradições musicais andinas, norte-africanas, médio-orientais e do Cáucaso.
O lançamento de ALFABETO foi celebrado com um show de casa lotada na Livraria O Sebo, em Joinville, reunindo público, amigos e parceiros que acompanharam de perto a apresentação do novo trabalho. A noite contou ainda com a participação especial da artista Ellen Mirú, de Foz do Iguaçu (PR), que subiu ao palco para interpretar “Humana”, faixa do álbum que conta com sua participação. Em breve, Edwin de Paula também lançará nas plataformas digitais um registro ao vivo de algumas canções apresentadas no show, permitindo que o público reviva parte da experiência da noite de lançamento.
Desde o lançamento, ALFABETO vem ampliando seu alcance nas plataformas digitais e alcançou a marca de 5 mil reproduções no Spotify durante o primeiro mês de lançamento.
“Sussurro do Tempo” já está disponível no YouTube.






Deixe um comentário