Itajaí recebe oficinas gratuitas de formação em acessibilidade cultural

Itajaí recebe oficinas gratuitas de formação em acessibilidade cultural

Programação promovida pelo Instituto IMPAR acontece nos dias 1 e 7 de julho com o compartilhamento de metodologias em dança e teatro voltadas à formação de artistas, educadores, profissionais da cultura e da saúde.

A Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí, recebe nos dias 1 e 7 de julho, duas atividades gratuitas voltadas à acessibilidade cultural e promoção da saúde mental. Promovidas por integrantes do Instituto IMPAR, as formações buscam ampliar o acesso de profissionais da cultura a metodologias do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, apresentando estratégias e práticas que promovem a cultura do acesso e a arte DEF (produzida por pessoas com deficiência), temas que ganham cada vez mais espaço em políticas culturais e na produção artística brasileira.

Workshop Dança para Todos

A programação começa nesta quarta-feira, 1º de julho, com o workshop “Dança para Todos”, ministrado pela instrutora Maria Fortuna, com formação em dança clássica e criativa, e Elaine Lessmann de Lima, profissional de danças circulares. Voltado a bailarinos, estudantes, professores de dança e artistas das artes cênicas, o encontro apresenta os princípios metodológicos do programa Arte para Todos para quem deseja desenvolver práticas acessíveis em dança

O workshop ocorre em dois momentos: das 8h às 10h e das 10h às 12h, com a continuidade do conteúdo. Os interessados podem participar de apenas um ou dos dois encontros. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo formulário online, disponível também na bio do Instagram do Instituto IMPAR (@instituto_impar). 

Oficina Artes da Cena e Saúde Mental

Já na terça-feira (7), das 8h30 às 11h30, a Casa da Cultura será palco da “Oficina Artes da Cena e Saúde Mental”, conduzida por Maria Fortuna em parceria com o ator e diretor de teatro Robson Benta e a produtora cultural Iraci Seefeldt. A proposta é demonstrar, por meio de exercícios práticos de dança e teatro, como a arte contribui para a promoção da saúde física e mental, o fortalecimento dos vínculos sociais e a convivência. 

A oficina parte das experiências desenvolvidas pelo Grupo de Teatro Louco é Pouco, criado em 2021 a partir da Oficina de Teatro do SOIS (Serviços Organizados de Inclusão Social), da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville. O encontro é destinado a artistas, professores de teatro e dança, usuários e profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Itajaí e região. A inscrição é gratuita e deve ser feita via formulário online, também disponível no Instagram do IMPAR

Ao longo de 14 anos, desenvolvemos uma metodologia que utiliza a arte como instrumento de acessibilidade, autonomia e promoção da saúde. Nessas oficinas queremos compartilhar essa experiência e incentivar que mais artistas e educadores desenvolvam práticas acessíveis“, afirma Maria Fortuna.

As atividades promovidas em Itajaí fazem parte do projeto “Oficinas de Vivência em Dança Arte Para Todos”, selecionado no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2025, realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Sobre o Instituto IMPAR 

O Instituto IMPAR é uma associação cultural sem fins lucrativos com 15 anos de história. É o mantenedor do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, que há 14 anos realiza projetos artísticos com a participação de pessoas com deficiência, neurodivergentes e com transtorno mental. Mais de 21 mil pessoas já foram impactadas pelas ações do IMPAR, em mais de 60 oficinas de vivência artísticas e mais de 100 encontros de formação. Desde 2023, o instituto é reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.  

SERVIÇO

O quê: Workshop Dança para Todos.

Quando: 1 de julho (quarta-feira), das 8h às 10h e das 10h às 12h. 

Onde: Casa da Cultura Dide Brandão (Rua Hercílio Luz, 655 – Centro). 

Inscrição: Gratuita, por este link

O quê: Oficina Artes da Cena e Saúde Mental. 

Quando: 7 de julho, das 8h30 às 11h30. 

Onde: Casa da Cultura Dide Brandão (Rua Hercílio Luz, 655 – Centro). 

Inscrição: Gratuita, por este link

Fotos: Suelen Cristina & Gabriel Bazt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *