Projeto Baobá leva contação de lendas angolanas a Ilhota, Timbó e Guabiruba

Projeto Baobá leva contação de lendas angolanas a Ilhota, Timbó e Guabiruba

Sessões gratuitas apresentam histórias em português e Libras para o público infantil.

Timbó, Guabiruba e Ilhota recebem, entre os dias 24 e 29 de abril, o espetáculo de contação de histórias bilíngue “Angola”, que integra o projeto “Baobá – Contação de Lendas Negras”, de Itajaí. As apresentações são gratuitas e voltadas ao público infantil.

Em Ilhota, as sessões ocorrem no dia 24, na Escola Municipal Alberto Schmitt, às 10h, 13h45 e 15h30. Em Timbó, o espetáculo será apresentado no dia 27, no VEM Cultural, nos mesmos horários. Já em Guabiruba, haverá uma sessão no dia 28, às 10h, na Escola Básica Municipal Ervin Schumacher, e duas no dia 29, às 10h e 13h30, na APAE.

Além das apresentações, escolas e instituições participantes recebem atividades de mediação conduzidas por Deda Silveira, com o objetivo de aprofundar o conteúdo abordado em cena.

O espetáculo é encenado simultaneamente em português e Libras pelas artistas Mariana Feitosa, atriz e contadora de histórias, e Maria Helena Almeida, intérprete de Libras, com produção da IZÔ Cultura. A narrativa aborda a chegada de famílias angolanas a Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, em 1976, após deixarem o país em meio à guerra civil iniciada na década de 1970.

Ao todo, oito famílias partiram da província de Benguela e atravessaram o oceano em uma viagem de 19 dias, em embarcações de pequeno porte. A história é apresentada como ponto de partida para outras narrativas tradicionais angolanas, que tratam de temas como coragem, respeito, família e amizade.

O projeto “Baobá – Contação de Lendas Negras”, reúne uma série de ações voltadas à difusão de narrativas de origem africana entre o público infantil. A proposta adota a Libras como elemento central da encenação, com as duas línguas ocupando o mesmo espaço na construção narrativa.

A circulação de “Angola” faz parte do projeto “Circulação Baobá – Origens de Itajaí”, realizado com apoio do Governo de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2025

SERVIÇO:

Apresentações do espetáculo “Angola” – IZÔ Cultura

Ilhota – 24/04 (sexta-feira)

E.M. Alberto Schmitt, às 10h, 13h45 e 15h30

Timbó – 27/04 (segunda-feira)

VEM Cultural, 10h, 13h45 e 15h30

Guabiruba – 28/04 (terça-feira)

E.B.M. Ervin Schumacher, às 10h

29/04 (quarta-feira)

APAE Guabiruba, às 10h e 13h30

Por Emanuele Dutra, sob supervisão de Rodrigo Ramos
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *