Floripa recebe apresentações gratuitas de flauta zen

Performances dos dias 16 e 17 de setembro integram o II Encontro Internacional de Shakuhachi.

Florianópolis ecebe atividades do Encontro Internacional de Shakuhachi de Santa Catarina neste fim de semana. Nesta segunda edição, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro, serão realizadas atividades gratuitas sobre o shakuhachi, a flauta japonesa zen.

No sábado (16), a partir das 19h, Rafael Hiroshi Fuchigami, Luigi Antonio Irlandini e Henrique Elias Sulzbacher apresentam peças do repertório tradicional honkyoku na Fundação Cultural BADESC.

No domingo (17), às 19h, o trio apresenta peças modernas para shakuhachi no Auditório do Departamento de Música da UDESC. Nesta noite haverá participação da pianista Profa. Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas e do violonista Danton Oestreich.

As demais atividades da programação ocorrem, pelo segundo ano consecutivo, na Fundação Cultural BADESC.

Segundo o musicista Luigi Antonio Irlandini, que é um dos organizadores, o objetivo do encontro é de promover a partilha das atividades artísticas e acadêmicas, a socialização, o debate e a reflexão sobre a música para a flauta japonesa zen budista, o shakuhachi, em quaisquer dos seus estilos, antigos e contemporâneos, japoneses e não-japoneses.

Os workshops serão ministrados pelo mestre Dr. Rafael Hiroshi Fuchigami Sensei, shakuhachista e flautista, pesquisador no Tokyo College of Music e membro do prestigioso Ensemble Música Nipponia, e pelo luthier de shakuhachi e shakuhachista Henrique Elias Sulzbacher.

Já no simpósio serão apresentadas as palestras “Considerações sobre o tempo musical nas três peças Kyorei do repertório honkyoku” com Prof. Dr. Luigi Antonio Irlandini, “A flauta Tenpuku: legado regional dos samurais de Kagoshima”, com Dr. Rafael Hiroshi Fuchigami Sensei e “Tipos de Shakuhachi e como avaliá-los” Danton Oestreich: “Em Louvor da Sombra de Tanizaki e o paradigma estético do shakuhachi”, com Henrique Elias Sulzbacher. Dentro da programação haverá apresentações de trabalhos. A programação completa está no site fundacaoculturalbadesc.com.

O II Encontro é promovido por professores do Grupo de Pesquisa PROMUSI e pelo Programa de Pós- Graduação em Música (PPGMUS) do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC) e da Fundação Cultural BADESC.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

Já o Auditório do Departamento de Música da UFSC está localizado na Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, em Florianópolis.

Leia mais:
Baco Exu do Blues é confirmado no Arvo Festival
Únicos ingressos para o show de Paul McCartney em Curitiba custam quase R$ 7 mil

One thought on “Floripa recebe apresentações gratuitas de flauta zen

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *