Astronauta de Pano está em exposição na Fundação Cultural BADESC, em Floripa

Mostra apresenta trabalhos dos artistas Jérémie Bonheure, Deborah Seixas Xavier, Naiara Alice Bertoli e Ruth Steyer; exposição segue até 25 de maio.

A exposição Astronauta de Pano está em cartaz na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, com entrada gratuita. A mostra do Coletivo de Pano apresenta trabalhos dos artistas Jérémie Bonheure, Deborah Seixas Xavier, Naiara Alice Bertoli e Ruth Steyer, com curadoria de Jérémie Bonheure.

A mostra é composta por 16 obras e recebe o mesmo nome do curta-metragem realizado pelos artistas, num processo iniciado em 2019.

“Fabricamos uma parte dos objetos durante a pesquisa para um filme super 8. E dois anos depois, em 2021, após conseguirmos um financiamento, foi possível ampliar a pesquisa e desenvolver outros elementos do planeta no qual o astronauta aterrissou, bem como as ferramentas e tecnologias do personagem”, destaca Jérémie. 

Além de apresentar o filme Astronauta de Pano, que é um estudo de 2 filmes, um em super 8 e o outro em vídeo, os visitantes vão poder ver de perto os objetos que fazem parte do mundo do astronauta, como a nave, ferramentas de comunicação, os objetos-personagens do mundo das criaturas de vento e desenhos que fizeram parte do processo de elaboração do universo. 

“A exposição se trata da viagem de uma astronauta explorando mundos afora, lidando com solidão e encontros inusitados, por meio de técnicas rudimentares e poética”, explica o curador.

Jérémie ressalta ainda que todos os integrantes gostam do gênero da ficção científica, no entanto, desejam apresentar algo que fugisse de um universo que pensa o avanço das tecnologias como uma superação das tecnologias já inventadas, mas também da ideia desmaterializada das tecnologias.

A exposição segue até o dia 25 de maio, de segunda a sexta, das 13h às 19h, na Fundação Cultural BADESC, localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

Artistas participantes

Jérémie Bonheure, mestre em História e em Cinema (université Rennes 2/UFSC), nasceu em Périgueux, na França e vive em Florianópolis desde 2016. Se dedica a escrita de roteiros para TV (Drame en Haute mer, France 2, 2021), e realização de curtas metragens e estudos musicais.

Deborah Seixas Xavier, artista e educadora, graduada em História (UFSC), graduada e Mestra em Artes Visuais (Paris1 – Sorbonne), nasceu e vive em Florianópolis. Foi diretora de arte no documentário Rio Apa Rio Vivo (2020). Faz parte do Bloco Cores de Aidê e é cantora no grupo de estudos Universo do Samba.

Naiara Alice Bertoli, atriz e produtora, graduada e Mestra em Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente no Amazonas é assessora da Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas e uma das produtoras do podcast Rádio Sumaúma. Realiza também o projeto Mandinga Preta: Aquilombar-se em Desterro em Florianópolis.

Ruth Steyer, nasceu em Florianópolis, graduada em artes visuais pela UDESC, é artista visual, diretora de arte, arte-educadora e pianista.       

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *