Livro Gênesis, da bíblia cristã, inspira exposição aberta para visitação em Itajaí

Ao todo, 13 obras estão expostas na galeria Mauro Caelum, na Casa da Cultura Dide Brandão.

O primeiro livro que compõe a bíblia cristã. Essa é a inspiração para a exposição “Gênesis”, que está aberta para visitação na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí, até 24 de março. A mostra conta com 13 obras em óleo sobre tela – em diversos formatos –, pintadas pelo artista plástico Walmir Binhotti. A entrada é gratuita.

Com os quadros, Binhotti tenta mostrar sua visão sobre a criação do mundo a partir de leituras do livro. Entre as obras expostas na galeria Mauro Caelum estão “A criação de Eva”, “Pecado original” e “Expulsão do Paraíso”.

A técnica utilizada pelo artista é uma arte à parte: a base dos quadros é de compensado marítimo, revestida por tela. Em seguida, há aplicação de camadas de tinta a óleo. O acabamento é feito com cera de abelha.

Binhotti é reconhecido mundialmente pela influência na arte sacra, sendo convidado para feiras internacionais desde 2010. Ele já esteve na Feira de Arte de Pádova, na Itália, e em países como Bélgica, Estados Unidos, França e Índia.

A exposição é uma das selecionadas pelo edital de ocupação das galerias da Casa da Cultura, lançado pela Fundação Cultural de Itajaí, que promove desde setembro de 2022 um circuito de mostras artísticas.

A Casa da Cultura Dide Brandão fica na rua Hercílio Luz, nº 655, no Centro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. 

Por Thiago Julio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *