Cena_Doc oferece teatro, cinema e oficinas em Floripa

Programação cultural acontece entre fevereiro e outubro, em formato híbrido, com atrações gratuitas e com acessibilidade.

Teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos. É isto que a primeira edição do Cena_Doc, produzido pela Cia. La Vaca, oferece entre fevereiro e outubro, em Florianópolis.

Nesta quinta-feira (9), o Cena_Doc será estartado, às 20h, com o documentário Homens Pink, pelo YouTube, durante live com os artistas da La Vaca. O filme ficará disponível gratuitamente por 72 horas, com audiodescrição e libras.

Com apoio de Rumos Itaú Cultural e coproduzido pela La Vaca e Vinil Filmes, Homens Pink é dirigido por Renato Turnes, estrela do espetáculo teatral solo homônimo. As duas obras são baseadas nas memórias de nove senhores gays, entrevistados por Turnes em Florianópolis e São Paulo.

Já nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro (sexta-feira, sábado e domingo), sempre às 20h, acontece a apresentação da peça Homens Pink, no Sesc Praínha, localizado na Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro, em Florianópolis. No sábado, o espetáculo será acessível com intérprete de em libras. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes do início da apresentação.

Mais sobre o evento

Produzido pela Cia. La Vaca, o evento traz atrações gratuitas e com acessibilidade. Segundo os envolvidos, a intenção do projeto é promover programação artística e processos de pesquisa e formação que investigam as possibilidades de criação a partir de procedimentos documentais.

“A Cia La Vaca já vem experimentando há alguns anos esse diálogo entre a estética e procedimentos documentais e a pesquisa e criação artística, os projetos da Companhia têm buscado valorizar memórias e narrativas de grupos não-hegemônicos, o que nos ajuda a ver a diversidade da sociedade catarinense”, explica a atriz e produtora cultural da Cia. La Vaca, Milena Moraes.

A programação será no formato híbrido, com atividades presenciais e online. Confira a programação completa aqui.

Cia La Vaca

Trata-se de uma companhia brasileira de teatro criada pelos artistas Milena Moraes e Renato Turnes, em Florianópolis. Em 2008, iniciou sua trajetória estabelecendo parcerias com dramaturgos da nova cena latino-americana. Desenvolveu projetos que incluem linguagens diversas, expandindo a experiência com o palco tradicional para o teatro contemporâneo, intervenções urbanas, performance e audiovisual, firmando relações criativas e profissionais com artistas de outros coletivos. Em 15 anos de atuação, segue investindo na produção de trabalhos politicamente comprometidos, que buscam o diálogo potente com os espectadores.

Foto: Cristiano Prim

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *