Cinema com orquestra ao vivo marca a abertura do Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú

A General, de Buster Keaton, terá sessão gratuita, com trilha sonora executada ao vivo, nesta quarta (28).

O projeto Cinema Ao Vivo, do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), abre o 8º Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú — Cineramabc, nesta quarta-feira (28), com a apresentação da comédia A General (1926), clássico do cinema mudo de Buster Keaton, com trilha sonora executada ao vivo pela Orquestra de Choro Campeche. A exibição está marcada para 20h, na Cineramabc Arthouse, com entrada gratuita.

A essência do Cinema Ao Vivo é proporcionar ao público a oportunidade de assistir grandes espetáculos que remontam às origens do cinema mundial. Assim, resgata-se a tradição do antigo “cinema mudo”, em que, devido às limitações tecnológicas, o som era executado ao vivo a cada exibição, o que tornava cada sessão única. Agora com mais recursos é possível criar uma atmosfera, em que o passado e o presente ganham uma nova relevância em termos de experiência cinematográfica. A ação é uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura, por meio do MIS/SC, e a Cineramabc Arthouse.

Sobre o Festival Internacional de Cinema
O Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú chega a sua oitava edição com filmes, oficinas, palestras e debates em celebração a sétima arte. O festival acontece entre os dias 28 de novembro e 12 de dezembro. Neste ano, serão homenageados os diretores paraguaios Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori.

Sobre o filme
Quando a Guerra Civil americana teve início, o maquinista Johnny Gray (Buster Keaton) apaixonado pelo seu trem, A General, não foi aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. Assim, sua amada Annabelle (Marion Mack) começou a pensar nele como covarde. Até o dia em que ele vai provar que tem coragem e também loucura, ao perseguir sozinho um bando de espiões unionistas, que roubaram o trem A General e dentro dele Annabelle Lee.

Sobre a banda
A Orquestra de Choro Campeche surgiu como resultado da disciplina Prática de Repertório de Choro do Núcleo Campeche da Escola Livre de Música de Florianópolis, iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Fundação Franklin Cascaes. Coordenado pelo bandolinista Geraldo Vargas e composto por alunos da escola, o grupo dedica-se ao estudo de arranjos dentro do repertório de choros, maxixes, scotchie, samba-choro e valsas de grandes compositores do estilo. Atualmente, conta com dois bandolins, três cavaquinhos, dois violões seis cordas, dois violões sete cordas, duas flautas, dois saxofones alto, um saxofone tenor, um clarinete, um acordeon e dois percussionistas.

Serviço

O quê: Cinema ao Vivo com o filme “A General”, Buster Keaton, e trilha sonora executada pela Orquestra de Choro Campeche, de Florianópolis.
Quando: 28 de novembro de 2018, às 20h.
Onde: Cineramabc Arthouse – Rua São Paulo, 581-1 – Balneário Camboriú – SC
Entrada: Gratuita – Distribuição de senhas uma hora antes do início do espetáculo.
Classificação etária: Livre

Por Eliza Doré Milanezi

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *