Lote84 recebe exposição sobre cinema experimental

‘Miragens em Tempos de Guerra com Duo Strangscope’ rola em Balneário Camboriú, neste sábado.

O Lote84 recebe neste sábado (26) a exposição Miragens em Tempos de Guerra com Duo Stransgloscope. Na oportunidade, além da exposição de videoinstalação, haverá uma masterclass sobre o processo artísticos de Strangloscope, com apresentação de trabalhos e processos artísticos de Duo na realização de videoarte, videoinstalação e cinema experimental.

Quem quiser participar, a entrada é no valor de R$ 10. O Lote84 fica situado na Rua Cruz e Souza, nº 84, Praia dos Amores, em Balneário Camboriú.

Os filmes/videos do Duo Strangloscope foram sempre focados inteiramente em movimento, ritmo e composição, e o foco numa narrativa convencional foi paulatinamente sendo abandonado. A obra do Duo é repleta de ambiguidades conscientes, incentivando a múltiplas interpretações, com o objetivo de criar um trabalho que exija a participação ativa do espectador.

Os filmes experimentais são filmes que ultrapassam os limites do cinema convencional. As experimentações de linguagem do Duo Strangloscope iniciaram devido ao interesse dos dois em trabalhar com a tecnologia digital dando-lhe textura, incrementando seu relevo de pixels e ampliando sua própria materialidade digital e, em seguida, passaram a misturar a tecnologia digital com filmes a fim de criar uma pele mutante, muito característica do pensamento da dupla e seu trabalho com imagem e som.

PROGRAMA DE VIDEOS MASTERCLASS 

Programa 1 – Miragens

Leopard Man Study (2017 – Belgrado/Brasil – digital – 7’34)

A metamorfose de humano para animal já não simboliza um retorno à natureza selvagem. É impossível a volta a um paraíso natural fantasiado pelo pensamento humano. O ser humano é seu próprio predador.

Deriva (2017 – Brasil – digital – 3’10”)

Percepção-concepção do espaço como labirinto, espaço a decifrar (como um palimpsesto de características secretas) a ser descoberto através da experiência direta.

Schip (2016 – Florianópolis/Brasil – Tomada única em Super 8 – 2’26”)

Que sempre existam almas para as quais o amor seja também o contacto de duas poesias, a convergência de dois devaneios. O amor, enquanto amor, nunca termina de se exprimir e exprime-se tanto melhor quanto mais poeticamente é sonhado. Um realista da paixão verá aí apenas fórmulas evanescentes. Mas não é menos verdade que as grandes paixões se preparam em grandes devaneios. Mutilamos a realidade do amor quando a separamos de toda a sua irrealidade.

Nuclear Emulsion (2013 – Florianópolis/Brasil – digital – 4’12”)

Interseções entre natureza, pintura e cinema na busca de uma poética que expresse a passagem do tempo que escultóricamente se imobiliza na petrificação do humano como paisagem

Programa 2 – Tempos de Guerra

Honra ao mérito (2016 – Brasil – foundfootage 16mm digitalizado – 9’45”)

Honra ao mérito é um video found footage de material 16mm que edita uma série de sequências de medalhas militares de honra ao mérito de modo a provocar, através da repetição do gesto, um movimento de escapismo crítico ao elemento exibido. O que é recebido como honra é vergonha, é resultado da destruição de centenas de milhares de vidas em todos os países envolvidos, além de desviar trilhões de dólares do destino que deveriam ter, provendo nossas comunidades, mantendo as escolas, hospitais, bibliotecas e outros investimentos públicos na vida.

Child World (2015 – USA/Brasil – foundfootage slides 35mm – 9’34”)

Estamos todos ligados a um mecanismo infantil de satisfação pessoal: uma espécie de consumismo compulsivo que apenas se preocupa em aliviar nossas ansiedades, inseguranças e desesperos. Ironicamente, o homem contemporâneo, em seu conhecimento “avançado”, não sabe de sua totalidade espiritual, não sabe ao certo o que quer e por isso não pode ser plenamente satisfeito, sentindo-se vazio. Vivemos em um mundo infantilizado em que nós todos nos sentimos perdedores.

Time Gap (2014 – Detroit-USA/Brasil – Super 8 finalizado em digital – 11min)

Atraso, intervalo, espaço. O que o espaço contém de tempo na duração do instantâneo da imagem? Como retratar o tempo retirando-lhe o caráter documental que a imagem sempre produz? A imagem num cinema contemporâneo, não referencial, não é imitação das coisas, mas um intervalo produzido de forma a exibir a natureza mesma da linguagem cinematográfica ao falar sobre o tempo cinema. Time Gap aborda o nascimento da imagem, retomando o negativo fílmico como pele de inscrição para expor e tentar exaurir suas possibilidades de esgarçamento através da tecnologia digital. O filme foi realizado em Detroit, berço da indústria automobilística, cidade ícone do capitalismo americano e que hoje se encontra em profunda decadência.

SOBRE O DUO STRANGLOSCOPE
O Duo Strangloscope é formado por Cláudia Cárdenas (Rio de Janeiro, 1961) e Rafael Schlichting (Chapecó, 1980). Os dois iniciaram a trabalhar juntos em 2002 realizando oficinas e cursos de cinema digital que geraram mais de 30 curtas com os alunos além dos próprios filmes da dupla. A partir de 2011 eles formaram o Duo Strangloscope para iniciar sua trajetória de realizadores de videoarte e cinema experimental e produziram a primeira mostra internacional de filmes, performances e áudios experimentais em Florianópolis: A Strangloscope – Mostra Internacional de Áudio, Video/Filme e Performance Experimental teve sua primeira edição em 18 de julho de 2014, na Fundação Hassis.
Seus vídeos, filmes e instalações participaram de mostras e festivais nacionais e internacionais em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte, Ouro Preto, Brasilia, Berlin, Barcelona, Coruña, Cidade do México, Londres, Nova York, etc e receberam alguns prêmios. Internacionalmente o Duo Strangloscope tem exibido seus trabalhos na Europa e Estados Unidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *