Oficina revela o processo de montagem no documentário em Balneário Camboriú

A oficina ocorre entre os dias 5 e 6 de janeiro, no LOTE84.

O cineasta premiado Lufe Bollini realiza a oficina Imersão, Conflito e Desejo: Processos de Montagem do Documentário nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de janeiro. A oficina pretende criar uma imersão nos processos de construção cinematográfica documental de seus dois últimos curta-metragens, analisando os possíveis caminhos sugeridos pelo material, a relação do som com as imagens, a ontologia do cinema, os conflitos durante a construção e as concepções narrativas cristalizadas pelo desejo que se ramificam na ilha de edição serão alguns dos temas abordados durante a oficina.

A oficina será realizada no Lote84, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú. O material bruto trabalhado será o de seu último curta filmado na estrada por quatro artistas gaúchos que transitaram entre a Argentina, Bolívia e Peru, no total de 23 dias de filmagens e gravações sonoras que não pretendem ser um tratado etnográfico sobre a cultura Andina e tão pouco um vídeo turístico sobre o exótico e a beleza natural. Este material dará as primeiras coordenadas das possibilidades narrativas do filme. O realismo, o cinema poético, o documentário subjetivo e o musical serão as bases para o desenvolvimento dos desejos de linguagem.

Serão dois encontros de quatro horas, das 19h às 23h, e de uma forma bem propositiva será exercitado todo o processo clássico de montagem, sendo que nesse projeto não há roteiro pré determinado, o que trará maior relevância para o trabalho de montagem nessa caminhada.

O investimento é de R$ 40. O Lote84 fica situado na Rua Cruz e Souza, nº 84, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú.

Confira abaixo alguns dos trabalhos do diretor Lufe Bollini.

Trailer do curta Confissões de Um Ex-Astro Mirim (2012)

Curta feito no celular Toda La Puta Vida Igual (2013)

Vídeo Auspicioso (2014)

Desejo De Ruptura (2015)

Trailer do curta Fantasma Da Saudade No Vale Da Morte, premiado melhor curta underground no Lisbon Internation Film Festival e melhor curta internacional no Festival de Cinema da Fronteira – 2016

Por Eliza Doré

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s