Público nos cinemas brasileiros aumenta 11% em 2015

A renda gerada nas bilheterias foi 20,1% maior do que no ano passado, resultando na maior taxa de renda e público nos últimos cinco anos

Apesar da crise econômica do país, o mercado cinematográfico brasileiro cresceu em 2015. A Superintendência de Análise de Mercado da ANCINE divulgou no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA) os dados em relação a produção, distribuição e exibição de filmes no Brasil.

Em todo o ano passado foram registrados 172,9 milhões de espectadores nas salas de cinema do Brasil, apresentando uma ampliação superior a 11% em relação aos dados de 2014. Sendo assim, houve um aumento de arrecadação como consequência. A renda gerada foi de R$ 2,35 bilhões, 20,1% a mais do que no ano anterior, resultando na maior taxa de crescimento dos últimos cinco anos em público e renda. O segundo filme dos Vingadores foi o mais visto do ano. 10,1 milhões de pessoas foram ao cinema assistir o longa da Marvel Studios, gerando R$ 146 milhões de lucro.

O filme com maior público no Brasil em 2015 foi Vingadores: Era de Ultron. (Marvel/Disney)
O filme com maior público no Brasil em 2015 foi Vingadores: Era de Ultron. (Marvel/Disney)

 A participação de espectadores nos filmes brasileiros também aumentou, foi de 12,2% para 13% em 2015. Em números absolutos, 22,5 milhões de pessoas assistiram produções nacionais no ano passado, contra os 19 milhões de 2014. Apesar de 2015 ter tido uma semana cinematográfica a mais do que no ano anterior, haveria o aumento mesmo se tirassem uma semana da conta.

Exatos 128 longa metragens nacionais foram lançados no ano passado, 14 a mais do que em 2014, cerca de 12% de aumento. Os resultados também apresentam a predominância de filmes de comédia. Os três filmes brasileiros de maior público foram Loucas Pra Casar (3,7 milhões de espectadores), Vai que Cola (3,3 milhões) e Meu Passado Me Condena 2 (2,6 milhões), todos do mesmo gênero.

A comédia Loucas Para Casar foi o filme nacional que mais atraiu espectadores aos cinemas em 2015. (Paris Filmes)
A comédia Loucas Para Casar foi o filme nacional que mais atraiu espectadores aos cinemas em 2015. (Paris Filmes)

O país encerrou o ano com mais de três mil salas em funcionamento, número que não era atingido desde 1977. No geral, em 2015 houve um acréscimo de 304 novas salas, em sua maioria no Sudeste.

Por Mikael Melo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s