O “Em Cena: Arte Sustentável” traz atividades gratuitas e que visam estimular a população de Balneário Camboriú quanto à ações sustentáveis
O dia do meio ambiente, celebrado mundialmente no mês de junho, é uma data dedicada à conscientização quanto aos problemas ambientais e a importância em preservar os recursos que a terra nos provê. Para reforçar a importância de ações que carregam esses ideais, a multiagência Cultura em Cena preparou, por meio do projeto “Em Cena: Arte Sustentável’’, uma programação especial para a comunidade civil de Balneário Camboriú e região.
O evento inicia na sexta-feira (12), quando serão atendidos cerca de 120 alunos do Centro Educacional Municipal Professor Antônio Lúcio, de Balneário Camboriú, e segue até o domingo (14), aberto para o público geral. Durante esses três dias, serão oferecidos na Praça da Cultura, localizada na Avenida da Lagoa, região central de Balneário Camboriú, rodas de diálogos sobre sustentabilidade, oficinas com a utilização de materiais reaproveitáveis, exposições de artefatos realizados por artistas que transformam todo tipo de resíduos em arte, e a presença do Laboratório de Educação Ambiental – Sala Verde, da Univali, trazendo informativos sobre suas atividades desenvolvidas.

A mobilização busca estimular as pessoas não somente à reflexão, mas, principalmente, à ações individuais e coletivas que, aplicadas de forma consciente, causam impactos positivos no planeta, seja a partir do descarte correto dos resíduos ou no aproveitamento criativo desses materiais.
O ‘’Em Cena: Arte Sustentável’’ é realizado pela Multiagência Cultura em Cena (CeC), e conta com o apoio institucional do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com base base na lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Programação Oficinas:
Dias 12, 13 e 14, das 9h30 às 11h30, e das 14h às 16h.
-
Oficina com paletes reutilizados de forma criativa na construção de hortas verticais, por meio das mãos do artista Luis Alberto Melo.
-
Produção de obras de arte sustentáveis, a partir da reutilização de sucatas e materiais reaproveitáveis, com o artista plástico Martin Carlos Sánchez.
-
Oficina sobre as técnicas de Compostagem Urbana, ou seja, a forma correta de reciclar o lixo orgânico, com o bioeducador Alexandre Pereira da Silva.
-
Produção artesanal de biotintas, produzidas a partir de produtos naturais, como por exemplo argila e alimentos com diferentes pigmentações, com o biólogo Carlos Valle e a artista e modelista Roberta Leão.
Programação Roda de Diálogos:
Dias 12, 13 e 14, a partir das 16h30
– Política dos Resíduos Sólidos e sua importância para a sociedade e o meio ambiente
Palestrante: Carlos Valle. Técnico em Meio Ambiente e Biólogo.
– Tecnologias Sociais, Ecológicas e o Lixo Zero
Palestrante: Fabio Vaccaro de Carvalho. Engenheiro Ambiental.
– Política dos Resíduos Sólidos
Palestrante: Doutor André Otávio Vieira Melo, promotor de Justiça da 5ª promotoria do Ministério Público de Santa Catarina.
– Compostagem Urbana e Sustentabilidade
Palestrante: Alexandre Pereira da Silva.