Zoom – Uma animação crítica aos padrões de beleza

Do cineasta que vê seu pênis diminuir à uma mulher preocupada com o tamanho dos seus seios perfeitos, A animação cinematográfica de Pedro Morelli é uma crítica a busca pela perfeição

O ator mexicano Gael García Bernal, a atriz brasileira Mariana Ximenes e a canadense Alison Pill protagonizam um filme metade animação, metade live-action. A co-produção Brasil-Canadá está sendo realizada pela O2 Filmes, com direção do cineasta Pedro Morelli.

Zoom é o primeiro longa do diretor, e teve suas filmagens realizadas entre Toronto, Rio de Janeiro e São Paulo. A surpresa são os 29 minutos de animação, realizados pela técnica de rotoscopia, que consiste em filmar os atores e desenhar por cima. São 25 animadores realizando um trabalho praticamente artesanal. A animação acompanha a trajetória da personagem que retrata Gael, ou seja, na medida em que seu traço vai sendo aprimorado, este reflete no próprio filme. A referência para a animação produzida é o filme Walking Life (2001), de Richard Linklater, diretor do premiado Boyhood.

zoom-divulgacao-04

Mariana Ximenes interpreta uma modela que quer abandonar tudo para virar escritora, Alison Pill é uma autora de histórias em quadrinhos, enquanto Gael vive um cineasta. As três histórias se intercalam relacionando-se.

Gael realiza um filme sobre a personagem de Mariana, que está escrevendo sobre a ilustradora vivida por Alison, que utiliza o personagem de Gael em seu mundo de quadrinhos. Confuso? Tem mais. Cada personagem possui suas próprias inseguranças e características psicológicas.

Fotos: Paris Filmes
Fotos: Paris Filmes

Do pênis que está diminuindo à busca pelos seios perfeitos, o filme é resultado de uma grande crítica sobre a procura pela perfeição e os padrões de beleza. Uma metalinguagem sobre a prisão de tendências visuais que vivemos. O longa-metragem tem orçamento de US$ 5 milhões e deve chegar aos cinemas brasileiros no último trimestre de 2015.

Por Eliza Doré Milanezi

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *