O que esperar de Vingadores: Era de Ultron

O filme que fecha a Fase 2 da Marvel é, de longe, o longa-metragem mais esperado do ano

O ano que começou com o tão previsível quanto desnecessário ataque aos filmes de heróis por parte de alguns membros da indústria da Sétima Arte, traz como carro chefe dos blockbusters agendados para 2015, a sequência do maior e não necessariamente o melhor filme do tema já produzido até hoje.

Vingadores: Era Ultron não chega só com a missão de encerrar com chave de ouro a segunda fase da Marvel nos cinemas, ele também vai ter a tarefa de dar mais um duro golpe na crítica que insiste em menosprezar filmes produzidos dentro dessas bases, sem analisar a consistência por trás de todos os efeitos especiais e piadas clichês que essas obras oferecem, sem pensar nos quadrinhos que caminharam sozinhos décadas antes de se tornarem um interesse comum e abrangente.

Para ajudar a carregar esse peso, dessa vez os Vingadores não vão ter apenas o Hulk; a já bem estruturada formação de heróis vai contar com as novas presenças de Mercúrio, Feiticeira Escarlate (ambos pertencem ao universo dos X-Men e dos Vingadores e puderam ser usados sem todos entraves que cercaram o Homem-Aranha) e Visão, que ainda tem sua participação guardada como surpresa no filme.

Mais que uma formação enxuta, a nova aventura da Marvel traz também um vilão que justifica a reunião dela. Desculpe Loki, você talvez seja o vilão mais simpático da Marvel, mas a sua ameaça não faz frente ao Hulk, sendo impossível compará-lo ao novo antagonista Ultron, que inclusive segundo comentários vai ter o alcance do seu poder diminuído nas telonas para não possuir papel similar ao futuro adversário da equipe, Thanos. O robô com inteligência artificial suprema, além de trazer um perigo real dentro desse universo, ainda servirá para trazer ao mundo o vingador Visão, numa aparente tentativa da Marvel de tirar o manto de deus que ela mesma deu para o Homem de Ferro, colocando o próprio como criador da máquina, provavelmente almejando que o futuro projeto Capitão América: Guerra Civil, que estreia no ano que vem, se torne um embate de opiniões e não meramente um confronto em que a massiva quantidade de fãs de Tony Stark vão atacar a figura do Capitão América.

No final das contas, a maior dúvida que resta é se o longa vai saber trabalhar com todas as opções que ele mesmo se permitiu ter, se os remendos de todos os filmes que aconteceram após o primeiro Vingadores serão bem costurados dentro dessa trama nova como os trailers demonstram. Mais importante que isso, a nova leva de personagens vai ter que conseguir causar a sinergia que a formação original causou no primeiro filme, para derrubar mais um tijolo da parede de opiniões negativas sobre a real qualidade desses filmes.

Eu, como mero fã, só fico na torcida para que o Capitão erga o Mjölnir no dia 23 de abril, fazendo com que esse novo filme tenha um momento eternizado não pela graça e sim pela relevância.

Confira abaixo ao último trailer lançado do longa-metragem, que apresenta os componentes dos Vingadores. Vingadores: Era de Ultron chega aos cinemas brasileiros no dia 23 de abril.

Por Matheus Tillmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *