Nove filmes serão exibidos em 17 cidades catarinenses até dia 1º de março
Entre os dias 23 de fevereiro à 1º de março, o Sesc oferece para 17 catarinenses a mostra Sombras Que Assombram – O Expressionismo do Cinema Alemão. No total, serão nove filmes em exibição. Entre eles, estão os clássicos Metropolis, de Fritz Lang, O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene, e Nosferatu, de F. W. Murnau.
As cidades que receberam a mostra são Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis (Prainha), Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Urubici.
O movimento expressionista teve seu auge na década de 1920, após a derrota da desolada Alemanha na Primeira Guerra Mundial. O estilo cinematográfico se caracterizou pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras, com cenários distorcidos, atuações caricatas, utilização de uma coreografia exagerada (mise-en-scène), uso de temas folclóricos, literários, sombrios e fantasioso, que criam o horror presente nas películas. Ao mesmo tempo, o Expressionismo expõe uma sociedade envolva em um cenário desolador e mecanicista.
Serão exibidos os seguintes filmes:
O Gabinete do Dr. Caligari (Das Kabinet des Dr. Caligari, de Robert Wiene, 1919, 62 minutos, P&B)
As Mãos de Orlac (Orlac Hände, de Robert Wiene, 1924, 110 minutos, P&B)
O Gabinete das Figuras de Cera (Das Wachsfigurenkbinett, de Paul Leni, 1924, 83 minutos, P&B)
Metropolis (de Fritz Lang, 1927, 124 minutos, P&B)
A Última Gargalhada (The Last Laugh, de F. W. Murnau, 1924, 91 minutos, P&B)
Nosferatu (de F. W. Murnau, 1922, 94 minutos, P&B)
O Homem Que Ri (The Man Who Laughs, de Paul Leni, 1928, 110 minutos, P&B)
O Golem (Der Golem, de Paul Wegener, 1920, 68 minutos, P&B)
Fausto (Faust, de F. W. Murnau, 1926, 118 minutos, P&B)
A sessão que abre a mostra em Balneário Camboriú acontece nesta segunda-feira (23), com a apresentação do longa-metragem O Gabinete do Dr. Caligari, a partir das 19h. A programação completa das cidades e horários está disponível neste link http://portal.sesc-sc.com.br/projeto/141.