Uma das mais tradicionais publicações de cinema do planeta divulgou lista dos 10 melhores longas de 2015
A cultuada revista de cinema francesa Cahiers du Cinema, fundada em 1951, divulgou a sua lista anual com os melhores filmes lançados durante o ano. Ao todos, são 10 as escolhas da publicação, que teve em sua primeira colocação o longa-metragem Mia Madre, do diretor Nanni Moretti, uma co-produção entre Itália e França. Ainda inédito no Brasil, a película deve estrear por aqui no dia 24 de dezembro.
A maioria dos longas na lista geralmente encontram-se fora do circuito comercial, então as chances de encontrar um blockbuster no meio de tantos filmes de arte é uma tarefa árdua. No entanto, a revista não conseguiu deixar de fora Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller. Mesmo sem o retorno financeiro esperado para uma produção deste porte, o longa recebeu diversas críticas positivas ao longo do ano, sendo, inclusive, eleito o melhor filme do ano pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro no último fim de semana.
Os EUA ainda ganharam mais um representante na lista. Vício Inerente, do estadunidense Paul Thomas Anderson, também figura entre os 10 melhores filmes do ano. A relação completa você confere abaixo.
1. Mia Madre, de Nanni Moretti
2. Cemetery of Splendour, de Apichatpong Weerasethakul
3. In the Shadow of Women, de Philippe Garrel
4. O Cheiro da Gente, de Larry Clark
5. Mad Max: Estrada da Furia, de George Miller
6. Jauja, de Lisandro Alonso
7. Vício Inerente, de Paul Thomas Anderson
8. As Mil e Uma Noites: Volume 1 – O Inquérito, de Miguel Gomes
9. O Verão de Sangaile, de Alante Kavaite
10. Para o Outro Lado, de Kiyoshi Kurosawa
Por Rodrigo Ramos