Documentário dirigido pelos israelenses Rachel Szor e Yuval Abraham investiga os sistemas utilizados em operações militares na Faixa de Gaza e entra em cartaz no dia 1º de outubro.
Vencedor do Prêmio Especial do Júri do 83º Festival de Cinema de Veneza, o documentário Naza estreia no Brasil em 1º de outubro. Em Florianópolis, o filme será exibido com exclusividade pelo Paradigma Cine Arte. A produção é dirigida pelos cineastas e jornalistas investigativos israelenses Rachel Szor e Yuval Abraham, que também participaram da realização de Sem Chão, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2025.
Naza resulta de uma investigação realizada ao longo de três anos e reúne 24 depoimentos anônimos de militares e de integrantes da inteligência israelense. Filmadas à noite, em telhados de Tel Aviv, as entrevistas apresentam detalhes sobre os sistemas empregados pelas forças israelenses para selecionar alvos e estimar possíveis mortes de civis durante os bombardeios na Faixa de Gaza.
O título faz referência ao eufemismo usado pelos serviços de inteligência israelenses para indicar o número estimado de civis que poderão morrer em uma operação militar. “Naza” deriva da expressão hebraica “Nezek Agavi”, que significa “dano colateral”.
O documentário teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu 25 minutos de aplausos de pé e conquistou o Prêmio Especial do Júri da competição principal. Ao receber o reconhecimento, Yuval Abraham afirmou que os fatos apresentados no filme revelam uma estrutura planejada e recorrente.
“Não é um acidente, mas o resultado de uma estratégia deliberada. Atos homicidas e políticos baseados na total desumanização dos palestinos. Os oficiais da inteligência israelense com quem conversamos nos explicaram como esse massacre é sistêmico”, declarou.
O diretor também dedicou o prêmio aos jornalistas palestinos que documentaram a guerra em Gaza e contribuíram para que as informações chegassem ao público internacional.
“Essa verdade foi documentada e é conhecida graças a jornalistas palestinos. Mais de duzentos deles foram assassinados por Israel em Gaza. Suas vozes foram silenciadas e negadas. Acreditamos que negar um crime é o que permite que ele persista”, afirmou Abraham.
Produzido pelo jornal britânico The Guardian e pela JW Films, Naza tem 80 minutos de duração e reúne depoimentos em hebraico e inglês. A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes.
A crítica internacional destacou o caráter jornalístico e documental da produção. Bilge Ebiri classificou Naza como “um dos filmes mais importantes do nosso tempo”. Para Siddhant Adlakha, da IndieWire, o impacto está na maneira como informações já conhecidas são reveladas pelos próprios participantes dos sistemas investigados. Jordan Mintzer, do The Hollywood Reporter, definiu o longa como “corajoso e indispensável” e considerou que o filme deve integrar o registro histórico sobre a guerra.
Sobre os diretores
Jornalista investigativo, cineasta e tradutor de árabe e hebraico, Yuval Abraham nasceu em Jerusalém e ganhou projeção internacional como um dos diretores de Sem Chão, documentário sobre a violência do Exército israelense e de colonos na Cisjordânia. O filme venceu o Oscar de Melhor Documentário em 2025. Abraham recebeu, em 2024, o Prêmio Emil Grunzweig de Direitos Humanos por sua contribuição para o avanço dos direitos humanos em Israel.
Rachel Szor é jornalista investigativa, diretora, montadora, diretora de fotografia e ativista israelense. Também participou da direção de Sem Chão, ao lado de Yuval Abraham, Basel Adra e Hamdan Ballal. Em Naza, volta a trabalhar com Abraham na investigação das estruturas militares e de inteligência empregadas na guerra em Gaza.
Ficha técnica
Título: Naza
Direção: Yuval Abraham e Rachel Szor
Produção: The Guardian e JW Films, de Jim Wilson
Duração: 80 minutos
Idiomas: hebraico e inglês
País: Reino Unido
Som: Lars Ginzel, Benjamin Hörbe e Rob Farr
Vendas internacionais: MK2
Distribuição no Brasil: Vitrine Filmes
Serviço
O quê: estreia do documentário “Naza”
Quando: a partir de 1º de outubro de 2026
Onde: Paradigma Cine Arte (Rodovia José Carlos Daux, SC-401, nº 8.600, sala 2, bloco 8, Corporate Park, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis)
Programação e horários: www.paradigmacinearte.com
Ingressos: disponíveis na bilheteria e pelo site do Paradigma Cine Arte
Por Carla Lins
Foto: Divulgação/Vitrine Filmes/The Guardian






Deixe um comentário