Filme de Daniel Choma será exibido gratuitamente pelo CineSonora nesta quarta-feira (16), no Cinema do CIC, com bate-papo e acessibilidade em Libras.
O cineclube CineSonora apresenta a produção catarinense Procura-se Rebeca, de Daniel Choma, nesta quarta-feira, dia 16 de setembro, às 19h30, no Cinema do CIC, em Florianópolis.
Rebeca é como muitos moradores e moradoras da ilha de Santa Catarina chamam o instrumento rabeca, e assim ficou batizada a rabeca artesanal construída durante o filme. Seu som está presente em manifestações culturais como o Terno de Reis, a Folia do Divino, o Boi de Mamão, as Ratoeiras e os bailes da capital.
Em entrevistas com Marcelo Portela, Polo Cabrera, Nivaldo Cunha, Nado Gonçalves, André Martins (Chitão), Sérgio Machado, Tainá Silva, Gustavo Tirelli, o documentário procura definir o som de uma rabeca, o que a distingue de um violino e as peculiaridades deste instrumento sempre vivo na memória dos moradores da capital catarinense.
Para abrir a sessão, será exibido o videoclipe “Muiraquitã”, do compositor, músico e pesquisador Marcelo Portela, que é também o diretor musical de Procura-se Rebeca e o convidado para o bate-papo ao final.
O cineclube CineSonora conta com a parceria do festival IN-EDIT Brasil e do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC). A exibição terá Libras na tela e intérprete de Libras durante a conversa. A entrada é gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes da sessão.
Sinopse
Daniel Choma | Brasil | SC | 2026 | 78 minutos
O documentário revela uma parte da multiplicidade de contextos musicais em que a rabeca está inserida em Florianópolis (SC), abordando de forma criativa suas sonoridades, funções, peculiaridades, trejeitos, efeitos e defeitos.
Serviço
Cineclube CineSonora
Data: 16/09/2026 – quarta-feira
Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura – CIC
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC
Horário: 19h30
Entrada Gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.
Acessibilidade: Legendas de Libras na tela e bate-papo com intérprete de Libras
Classificação: Livre
A temporada 2026 do cineclube CineSonora é realizada com recursos do Edital 11º Armando Carreirão – Fomento ao Audiovisual – Funcine/PMF – Prefeitura de Florianópolis.






Deixe um comentário