Museus Virtuais promove viagem pelos acervos de Renoir neste sábado (5) em Florianópolis

Museus Virtuais promove viagem pelos acervos de Renoir neste sábado (5) em Florianópolis

Sessão gratuita no Paradigma Cine Arte traz obras do Musée d’Orsay, em Paris, e do Thyssen-Bornemisza, em Madri, para detalhar a evolução artística do mestre impressionista.

Antes de suas cenas luminosas entrarem para a história da arte, Pierre-Auguste Renoir pintou flores e outros motivos decorativos em peças de porcelana. Ainda adolescente, começou a trabalhar em uma oficina em Paris. Foi também nesse período que iniciou seus estudos de desenho, anos antes de se tornar um dos principais representantes do Impressionismo.

A trajetória e a obra do artista francês serão tema da próxima sessão do projeto Museus Virtuais, no próximo sábado, dia 5 de setembro, às 15h. Com entrada gratuita, o encontro “Renoir e o Impressionismo” propõe uma visita virtual a importantes acervos europeus, entre eles o Musée d’Orsay, em Paris, e o Museu Thyssen-Bornemisza, em Madri.

Nascido em Limoges, na França, em 1841, Renoir integrou a geração de artistas que, na segunda metade do século XIX, rompeu com as convenções acadêmicas e passou a observar com maior liberdade a luz, a cor e as cenas da vida moderna. Sua pintura ficou especialmente conhecida pela luminosidade, pelas pinceladas fluidas e pelas representações de encontros, jardins, momentos de lazer e relações humanas.

Para o arte-educador Claudio Toscan, mediador do projeto, conhecer Renoir também permite compreender algumas das transformações que marcaram a arte naquele período. “O Impressionismo mudou a maneira de olhar para a pintura, e Renoir teve uma participação muito importante nesse processo. Ele tinha uma sensibilidade particular à cor, à luz e às pessoas. São obras que nos aproximam da vida cotidiana de outra época e, ao mesmo tempo, continuam muito acessíveis ao olhar de quem as encontra hoje”, comenta.

Ao longo da sessão, o público poderá observar diferentes momentos da produção do artista e características que ajudaram a construir sua identidade visual, marcada por uma paleta rica em azuis, verdes e ocres, bem como pelo interesse em captar os efeitos da luz natural sobre corpos e paisagens.

Renoir participou, em 1874, da primeira exposição impressionista, um episódio fundamental para a consolidação do movimento. Apesar de ser lembrado principalmente como pintor e mestre da cor, sua produção também passou pelo desenho, pela gravura e por outras técnicas ao longo de sua carreira.

A iniciativa é uma realização do Instituto Maratona Cultural, com apoio cultural do Corporate Park Centro Empresarial e da IBAGY, e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Serviço

O quê: Museus Virtuais – Renoir e o Impressionismo
Data: 5 de setembro, sábado
Horário: 15h
Local: Paradigma Cine Arte – Corporate Park
Endereço: SC-401, 8.600, bloco 8, sala 2, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Entrada: Gratuita
Ingressos: Distribuídos no local uma hora antes da sessão, por ordem de chegada e sujeitos à capacidade da sala, às 14h.

Por Alessandra Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *