Festival de Corais Joinville acontece em setembro com 1,2 mil coralistas

Festival de Corais Joinville acontece em setembro com 1,2 mil coralistas

Evento será entre os dias 3 e 6 de setembro e contará com 37 grupos dos três estados do Sul.

Consolidado como um dos mais importantes encontros dedicados ao canto coral no Sul do país, o Festival de Corais Joinville vai receber 37 grupos, dos mais diferentes formatos, totalizando 1.206 coralistas, além de 31 participantes individuais. Os corais são provenientes de cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

O festival está programado para o período de 3 a 6 de setembro, tendo como palco central o teatro da Sociedade Harmonia Lyra.

Estão confirmados os regentes responsáveis pela programação didática. Coordenador da Escola de Música Maestro Nilson Lombardi, de Votorantim (SP), Luiz Gustavo Laureano virá novamente ao festival. Três outros nomes participam pela primeira vez: Juliana Melleiro, professora de regência em coral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edi Marques, professor na área de artes sonoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Federico Trindade, diretor musical do Movimento Coral e Instrumental Feevale, da Universidade Feevale, do Rio Grande do Sul.

Para Kátia Siqueira, regente e diretora musical, o Festival de Corais Joinville é um evento que valoriza o canto coral como patrimônio cultural, promovendo educação musical, intercâmbio artístico e democratização da arte. “Mais do que um festival, é um movimento que fortalece a cultura musical no Brasil, proporcionando aprendizado, expressão e inclusão para coralistas, regentes e o público, abrindo espaço para novos talentos”, declara.

Em 2023, o festival retornou ao calendário cultural de Joinville após um período de três anos sem ser realizado. À frente da organização, o Instituto Arte Maior, principal escola de música de Joinville, e que mantém um conhecido coral infantojuvenil. Na 5ª edição, em 2025, o festival reuniu 1.200 coralistas do Brasil e do exterior, atraindo mais de 6 mil espectadores.

Coral Unisul

Um dos destaques da programação, com 30 anos de trajetória, o Coral Unisul, de Tubarão, participa pela terceira vez do festival. A maestrina Maria Miranda adianta que o coral está ensaiando um repertório “mais popular, mais solto e performático” para apresentar em Joinville.

O Coral Unisul vai cantar na manhã de 6 de setembro, em um dos palcos abertos do festival, nos Domingos Musicais da Cultura Alemã, no Cemitério do Imigrante.

Por Guilherme Diefenthaeler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *