Musicistas itajaienses lançam álbum que homenageia a cultura popular

Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira fazem, na quarta-feira (21), o show de lançamento do álbum “Rezo”.

Itajaí recebe, nesta quarta-feira (21), o show de lançamento do álbum Rezo, novo trabalho das musicistas Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira, com produção musical de Ana Paula da Silva.

O show acontece na Casa da Cultura Dide Brandão, às 20h, terá interpretação em LIBRAS e ingressos gratuitos, que serão distribuídos a partir das 19h no local. O álbum já pode ser escutado nas principais plataformas de streaming e no YouTube.

A Casa da Cultura Dide Brandão fica na Rua Hercílio Luz, 655 – Centro.

Leia mais:
Pabllo Vittar apresenta novo show em Curitiba
Aberta seleção de filmes para o 1º FLUME – Festival Catarinense de Cinema de Itajaí
Navegantes recebe oficinas de criação musical e show do coletivo Da Cor do Canto

Bárbara, Marcela e Natália são artistas da região já conhecidas por seus trabalhos de valorização e difusão dos ritmos da cultura popular. Desta paixão e pesquisa é que nasce o álbum “Rezo”.

O processo começa em 2021, quando Bárbara Kristensen e Natália Pereira iniciam um processo de pesquisa de repertório de cultura popular, dirigido e orientado pela artista joinvilense Ana Paula da Silva. No ano seguinte, a violonista Marcela Backer junta-se ao grupo agregando os instrumentos de corda ao projeto. 

“Rezo” é um álbum produzido inteiramente por mulheres e mergulha nas cantigas das manifestações brasileiras, em especial as realizadas por mulheres (lavadeiras, rendeiras, benzedeiras, plantadeiras) e da tradição oral como a capoeira, o boi de mamão, o jongo, samba de roda, samba de bumbo, catumbi, terno de reis e ratoeira. No repertório estão canções de domínio público e, também, canções autorais do trio, como Ritual, Rezo, Terno de Rainhas, Viva Muitos Anos e Às Anciãs.

“O projeto assume o compromisso de contribuir com a salvaguarda de elementos identitários que estão em risco, como as artes das rendeiras e das benzedeiras. Além disso, celebra e valoriza a liderança das mulheres em manifestações, que nem sempre receberam a devida visibilidade. Santa Catarina, por exemplo, possui apenas seis mestras de capoeira reconhecidas, o que evidencia a necessidade de ampliar essa discussão “, comentam as artistas.

Projeto maior

O lançamento do álbum faz parte de um projeto chamado “Cangoma: patrimônios catarinenses”, um evento de valorização da cultura popular que contará com ações em Itajaí, Porto Belo, Joinville e Araquari.

Na programação do evento estão previstos shows ao vivo, rodas de prosa, cantorias e demonstrações de algumas manifestações culturais com grupos de outras cidades catarinenses. O evento terá ações acontecendo pelos meses do segundo semestre de 2024.

O projeto tem patrocínio da Fundação Cultural de Navegantes, através do Edital Vilma Mafra 2022, e com lançamento em 2024; e também pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Por Mariana Feitosa

2 comentários sobre “Musicistas itajaienses lançam álbum que homenageia a cultura popular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *