A apresentação será no dia 3 de agosto e conta com Nona Sinfonia de Beethoven e Árias de Famosas Óperas na programação.
Navegantes recebe, neste sábado (3), uma apresentação gratuita da Camerata Florianópolis, que apresentará o quarto movimento da Nona Sinfonia de Beethoven e Árias de Famosas Óperas, com arranjos para cordas, coro e solistas.
O concerto ocorre dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, às 20h30, localizada na Av. Santos Dumont, 35 – Centro.
O espetáculo fica sob regência do maestro Jeferson Della Rocca e conta com os solos Letícia Liberado, Alice Fontanella, Gustavo Fernandes, Fernando De Carli, Camila Machado e Natacha Wiggers. A preparação do coro fica por conta do barítono Fernando De Carli. A produção executiva é de Maria Elita Pereira.
Leia mais:
– Cazão e Rodrigo Levél participam da exposição Fora de Lugar em Florianópolis
– Orquestra de Baterias vai reunir mais de 400 bateristas em Floripa
– Itajaí recebe Festival de Artes para as infâncias a partir de sábado (27)
Mais sobre a programação
Além do desenvolvimento da linguagem e do conteúdo musicais, que determinaram a fase final (Romântica) de Ludwig van Beethoven, o compositor incluiu vozes numa sinfonia, fato ocorrido pela primeira vez na história da música. Por esse motivo, foi apelidada de Sinfonia Coral.
A primeira apresentação da Nona Sinfonia ocorreu há 200 anos, no dia 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater, em Viena, na Áustria. Beethoven a compôs num estágio bastante avançado de sua surdez. Conta-se que ao término da première, não se voltou ao público, pois não ouviu os calorosos aplausos que acolheram sua obra.
A principal novidade da Nona Sinfonia, no entanto, está no último movimento (Presto), que fez dela a maior sinfonia já composta até o ano de sua estreia. Esse movimento é curioso, pois relembra os temas utilizados nos anteriores, que são trabalhados em conjunto ao tema do quarto movimento. A partir do recitativo solado pelo barítono, alternam-se o quarteto solista e o coro, dando vida ao texto An die Freude (“Ode à Alegria”), de Friedrich von Schiller.
Realização
O concerto foi viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina e conta o incentivo do Fort Atacadista e Clube NSC.