Exposição “Itajaí: O passado presente” abre para visitação em 23 de maio

Trinta obras produzidas pelo artista Magru Floriano ficarão expostas, até 17 de junho, na Casa da Cultura Dide Brandão.

Na próxima terça-feira (23), acontece a abertura da exposição “Itajaí: O passado presente”, do artista Magru Floriano, na galeria Mauro Caelum da Casa da Cultura Dide Brandão. A mostra reunirá 30 obras, sendo 10 fotografias e 20 peças feitas em bico-de-pena, xilogravura e técnica mista – que envolve o uso de tintas nanquim e pastel. 

A exposição busca propor reflexões sobre a necessidade da preservação de patrimônios históricos na cidade portuária, bem como é alusiva ao aniversário de Itajaí, celebrado em 15 de junho. As obras, que dialogam entre si, retratam residências, ambientes, prédios públicos e até pontos turísticos – igrejas Imaculada e Matriz do Santíssimo Sacramento – do município.

O artista Magru Floriano foi um dos contemplados com o edital de ocupação das galerias públicas, lançado pela prefeitura por meio da Fundação Cultural.

A mostra segue aberta, com visitação gratuita, até 17 de junho. Interessados podem visitar a galeria de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. A Casa da Cultura Dide Brandão fica na Rua Hercílio Luz, nº 655, no Centro.

Magru Floriano

Natural de Itajaí, Magru – nascido Hélio Floriano dos Santos – foi ilustrador e chargista. O artista teve desenhos e fotografias autorais publicados em livros e jornais. Ele estudou pintura a óleo e xilogravura com nomes renomados como Dinyz Domingos, Victor Lark e Augusto Raio, respectivamente. Atualmente, trabalha com aquarela, bico-de-pena e xilogravura em ateliê próprio, recém-aberto.

Por Thiago Julio

One thought on “Exposição “Itajaí: O passado presente” abre para visitação em 23 de maio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *