Oficina gratuita de fotografia para celular será realizada em Florianópolis

Ação faz parte da programação do Fotografa Rancho, que acontece em setembro, na cidade de Rancho Queimado; ainda em maio está programada uma mini residência artística.

É raro ver alguém que não faça registros com as câmeras de celulares ou smartphones. Os aparelhos, nos mais diferentes modelos, apresentam ferramentas e técnicas para quem é fã de fotografia digital. E pensando em oportunizar uma experiência diferenciada, a programação do Fotografa Rancho – 2º Maratona Fotográfica de Rancho Queimado, conta com uma oficina gratuita de fotografia básica para celular. As inscrições estão abertas.

A oficina “Mobgrafia – Fotografia De Celular”, programada para o sábado, 20 de maio, será ministrada por Marcelo Fernandes, que é pós-graduado em fotografia e há mais de 19 anos se dedica a pesquisa e produção em fotografia. Durante as 20 horas do encontro, os participantes vão conhecer técnicas de fotografia e prática ao utilizar como dispositivo a câmera do celular.

A oficina será na sala Life, que fica na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. As inscrições, que são limitadas, e demais informações estão disponíveis no @fotografarancho.

Micro Residência em Rancho Queimado

Ainda no mês de maio, está prevista uma Micro Residência dentro da programação do Fotografa Rancho. Entre os dias 26, 27 e 28 de maio, a artista Julia Perosa coordena a oficina presencial Direções Paralelas: Performance, Fotografia e Expressividade. O encontro gratuito será na cidade de Rancho Queimado.

A oficina busca trazer proposições para a direção de cena de fotografia usando técnicas de direção teatral. Seja com jogo de cena mais tradicional ou com exercícios de expressão corporal, conforme o desejo de quem está fotografando.

“Muitas vezes, os fragmentos da realidade vêm até nós como presente de um mundo que acontece no entorno, outras vezes, temos que construir o todo o processo através de encenação ou cenarização. Neste caso, o teatro e a performance, passam a ser recursos para o processo de criação, e podem nos ensinar muitas técnicas e abrir uma gama de possibilidades”, destaca Julia.

O formulário para inscrição pode ser acessado no @fotografarancho.

Fotografa Rancho – 2º Maratona Fotográfica de Rancho Queimado

Exposições, ações educativas, projeção de fotos, oficinas, feira de fotos são ações gratuitas que integram a programação do Fotografa Rancho – 2º Maratona Fotográfica de Rancho Queimado. Além disso, até setembro, estão programadas ações educativas nas escolas, oficinas gratuitas de fotografia a fim de movimentar a cultura local e estimular o fazer fotográfico na cidade de Rancho Queimado e região.

O evento é realizado pelo Centro de Artes da UDESC/Ceart, através do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores – LIFE, junto à Prefeitura Municipal de Rancho Queimado, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura E Comunidade (Proex Secult/UDESC), o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, e o Espaço de Arte Quinta dos Pássaros.

Todas as informações, incluindo a programação detalhada do evento, inscrições para as oficinas gratuitas e como participar da maratona e concorrer aos prêmios estão no @fotografarancho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *