As inscrições são por WhatsApp. Aulas são às quartas-feiras, sob iniciativa da prefeitura.
Oportunidade bacana para quem mora em Florianópolis ou região. O Coletivo Rendeiras do Continente promoverá aulas semanais gratuitas de renda de bilro – bordado com pontos feitos no ar, sem o uso de tecido como base. Os encontros serão no Centro Cultural do Continente, no bairro Coqueiros, às quartas-feiras, das 14h às 17h. Quem comandará a oficina é a mestre Nerivalda Duarte.
Interessadas(os) em participar devem se inscrever via WhatsApp, no telefone (48) 9 9901-1575. Cada participante deverá levar os materiais necessários para as aulas – agulha de crochê, alfinete, linhas coloridas 100% algodão, papelão e tesoura. A iniciativa é da prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Cultural Franklin Cascaes.
A renda de bilro foi trazida para Florianópolis por imigrantes açorianos, no século 18. Enquanto não estavam cuidando dos afazeres domésticos, mulheres teciam em almofadas de bilro rendas para enxovais. A prática também servia como renda familiar, complementando os ganhos de pesca dos homens. Há até um ditado na ilha que diz que “onde há rede, há renda”.
O Centro Cultural do Continente fica na avenida Engenheiro Max de Souza, s/n.
Foto: Roberta Guimarães
Por Thiago Julio