Floripa Jazz Festival acontece de 10 a 12 de março com programação gratuita

A 11ª edição do festival terá nove shows com apresentações regionais e nacionais, no Aeroporto de Florianópolis.

Os amantes do jazz poderão curtir uma programação recheada de atrações neste fim de semana, em Florianópolis, com a 11ª edição do Floripa Jazz Festival.

Entre os dias 10 e 12 de março, nove atrações se apresentam gratuitamente no Floripa Airport, incluindo Renato Borghetti, Daniel Sá, Tijuquera e o Grupo Lumi Instrumental fazendo uma homenagem especial ao músico catarinense Toucinho Batera.

De acordo com Chico Abreu, curador do evento, esta edição apresenta um recorte da nova cena musical de Florianópolis, com artistas estreando no evento.

“Apostamos na mistura entre ineditismo e nomes consagrados, trabalhos instrumentais e não para exatamente mostrar a diversidade da música contemporânea. Neste contexto, teremos desde o retorno do Renato Borghetti, um dos maiores instrumentistas do Brasil e referência máxima no instrumento, para Floripa à estreia dos trios das cantoras e compositoras Iara Ferreira e Eva Figueiredo, que lançaram disco recentemente”, destaca.

O Floripa Jazz 2023 é apresentado por Arquitech, Nexxees e Orbenk; apoio cultural de Floripa Airport, LK Design Hotel, Mercure Florianópolis Hotel; realização de Cidades Musicais e Instituto Floripa Jazz; promoção do Grupo NSC e Rádio Itapema FM; e patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura de Florianópolis. Produto parcialmente patrocinado pelo Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura n. 3659/91.

O evento é gratuito e ocorre no Boulevard 14/32, no Floripa Airport (Aeroporto Internacional de Florianópolis), localizado na Rodovia Acesso ao Aeroporto, 6200, bairro Carianos.

Confira a programação completa por dia.

10/03 (sexta-feira)

19h – DJ Lovesteady
20h30 – Iara Ferreira Trio
22h – Tijuquera

11/03 (sábado)

19h – DJ Ádamo
20h30 – Lumi Instrumental homenageia Toucinho Batera
22h – Renato Borghetti e Daniel Sá + Alegre Corrêa e Guinha Ramires

12/03 (domingo)

18h – Giro Duo
19h30 – Atlântico Duo
21h – Eva Figueiredo Trio

Sobre as atrações

DJ Lovesteady – Colecionadora de discos de vinil de reggae há mais de uma década, a pesquisadora iniciou sua coleção com foco no estilo musical jamaicano denominado Rocksteady (por isso, Lovesteady).

Iara Ferreira Trio – Formado por Iara Ferreira (voz e composições), Ney Souza (violão) e Tom Cykman (guitarra). Após turnês pela Argentina e Portugal em 2022, a formação, que celebra os 15 anos de carreira da compositora, apresenta neste show um apanhado de suas músicas solo ou em diversas parcerias, registradas em seus primeiros CDs e no EP homônimo (“Iara Ferreira Trio”, Gyra Records, 2022), além de canções de um novo álbum de inéditas a ser lançado no primeiro semestre de 2023.

Tijuquera – Depois de cerca de 10 anos afastada dos palcos, a banda Tijuquera retorna renovada. A ex-The Voice Ammora Alves assume os vocais e a linha de frente do grupo, junto com o também vocalista e guitarrista Maurício Peixoto. Márcio Costa, Luciano Bilu, Alexandre DaMaria e André FM completam o groove da banda.

Dj Ádamo – Dj, produtor e curador artístico, Ádamo teve seus primeiros contatos com a música desde cedo abrindo sua primeira residência no fim dos anos 2000, em Floripa participa de alguns coletivos e labels, sempre nos lines das produtoras Groove Cultural e What’s Your Groove.

Lumi Instrumental Homenageia Toucinho Batera – “Lumi Instrumental” apresenta show inédito, com músicas compostas e dirigidas por Guinha Ramires e arranjadas pelo quarteto. Temas autorais, com referências Latinas, Brasilidades e World Music, “Relíquia de presente“; “Samba do Cará”; “Nossa Música” estão no repertório, além de clássicos como “Barra do Ribeiro” e “Simpatia”, que contarão com o convidado especial, Toucinho Batera.

Renato Borghetti E Daniel Sá + Alegre Corrêa E Guinha Ramires – Renato Borghetti no seu primeiro álbum, gravado em 1984, ganhou o primeiro disco de ouro da história da música instrumental brasileira. Com um estilo único e a sua gaita ponto, tem realizado diferentes leituras de obras da música do Rio Grande do Sul, agregando influências de outros estilos brasileiros e internacionais. Renato mescla folclore e modernidade em suas composições, tendo um estilo inconfundível. Neste show, se juntam a dois expoentes da música instrumental radicados em Florianópolis, o multiinstrumentista Alegre Corrêa e o violonista Guinha Ramires.

Giro Duo – Novo projeto musical de Julian Brzozowski e Rafael Pfleger (Orquestra Manancial da Alvorada). Em formato de duo, os dois multi-instrumentistas vêm complementados por paisagens de tecnologia e organicidade, expandindo texturas e mesclando construções rítmicas.

Atlântico Duo – A dupla formada pelo pianista Alexandre Lunardelli e o percussionista Leo Saconatto revela a identidade da Música Popular Brasileira através dos ritmos que nasceram em terras brasileiras, banhadas pelo oceano atlântico – Samba, Ijexá, Maracatu, Forró e a Bossa Nova.

Eva Figueiredo Trio – Cantora e clarinetista, a artista lançou recentemente seu primeiro disco, pelo selo YB (São Paulo) com participação de Juliana Strassacapa (Francisco El Hombre), Joana Queiroz (QuartaBê) entre outros nomes. O álbum tem pitadas de vanguarda paulista, misturado com a boa e velha MPB, porém de roupas boas e novas, tudo isso atravessado pela voz doce porém contundente da artista.

Por Rodrigo Ramos & Carla Lins

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *