18º Femusc leva apresentações musicais e oficinas para Jaraguá do Sul

Evento segue até 28 de janeiro, com apresentações de concerto e ópera, bem como workshops para várias faixas etárias.

Segue até 28 de janeiro a 18ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), em Jaraguá do Sul. Divulgado como o “maior festival-escola da América Latina”, o evento busca celebrar, este ano, a aproximação entre o erudito e o popular. Na programação, 86 professores – 40 deles estrangeiros – irão compartilhar conhecimentos em oficinas.

Entre as presenças confirmadas para esta edição do Femusc estão o maestro Roberto Duarte e o violinista Simon Bernardini. Serão 200 apresentações culturais com entrada gratuita, mediante retirada de ingressos. Além disso, 1,2 mil alunos – do Brasil e de outros 32 países – estão inscritos para as três semanas de oficinas e workshops. Os principais espetáculos são apresentados ao vivo no YouTube do festival.

O evento de abertura, realizado em 8 de janeiro, foi dedicado a homenagear Waldir Azevedo, Vinícius de Moraes e Ary Barroso, compositores que marcaram a Música Popular Brasileira (MPB). A programação do Femusc ainda inclui o Concerto das Nações, no qual músicas de vários países enaltecem suas culturas; apresentação de orquestra sinfônica; e três óperas – “A Paixão Segundo São Mateus”, “As verdades de Orfeu” e “Hansel & Gretel”.

Aproximação com a música

O Festival Internacional de Música de Santa Catarina terá programação paralela. Crianças de 6 a 12 anos terão aulas de canto coral, percussão corporal e violino no “Femusckinho”. Adolescentes entre 12 e 17 anos participam do “Femusc Jovem”. Jovens a partir dos 17 anos irão vivenciar oficinas do “Femusc Jaraguá”. As inscrições foram concluídas em dezembro.

Gostou da iniciativa? Maiores informações estão disponíveis no site oficial do evento.

Por Thiago Julio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *