Exposição permanente narra a história de Marcos Konder Reis no Museu Histórico de Itajaí

Mostra reúne móveis, fotos e vídeos do poeta que, no último dezembro, completaria 100 anos.

Se você mora em Itajaí ou região, provavelmente já ouviu o nome Marcos Konder Reis, não é mesmo? Afinal, quem era ele? A resposta para esta pergunta está na exposição permanente sobre o escritor no Museu Histórico de Itajaí – mais especificamente, na “Sala do Poeta”. A mostra reúne móveis do gabinete e do estúdio, máquina de escrever, bem como vídeos e fotos do itajaiense, que completaria 100 anos no último dezembro.

A exposição em homenagem ao poeta é aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 15h. O Museu Histórico de Itajaí está localizado na Rua Hercílio Luz, nº 681, no Centro.

Marcos Konder Reis

Natural de Itajaí, mudou-se para o Rio de Janeiro e passou boa parte da vida por lá. Suas obras são vistas por muitos historiadores como um legado para a poesia nacional. Nos livros, Marcos Konder Reis falava sobre as dualidades da vida, indo da morte à vida e perpassando por presença e saudade.

O primeiro livro veio em 1944: Tempo e Milagre. Entre outras obras estão Praia Brava; A Herança; O Vagabundo Iluminado; e Três Partituras. Pelas crônicas presentes na obra O Caminho das Pandorgas, venceu o prêmio Golfinho de Ouro de Literatura.

Marcos Konder Reis morreu em 2001, no dia do atentado às Torres Gêmeas (Estados Unidos). Parte dos seus objetos pessoais, manuscritos e cartas, entre outros, foram doados à Fundação Genésio Miranda Lins para preservação e estão sob responsabilidade do Museu Histórico.

Por Thiago Julio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *